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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA
DATA : 20/09/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A representação de crenças da identidade profissional de homens professores de Educação Infantil.


PALAVRAS-CHAVES:

Representação; Crenças; Identidade Profissional; Sistema de Transitividade; Linguística Sistêmico-Funcional.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Nesta pesquisa, objetivo analisar, por meio do Sistema de Transitividade da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), como homens professores de Educação Infantil representam suas crenças e constroem sua identidade profissional a partir de seus relatos orais. Consoante Halliday e Matthiessen (2014), reconheço que a linguagem possui a função de construir nossa experiência de mundo (interna e externa), sendo a língua concebida em sua função de representação. Por representação, entendo a possibilidade de criação da “realidade” por meio da seleção léxico-gramatical feita pelos usuários da língua. De modo que representar, como destaca Fuzer (2008), é constituir versões da realidade significadas via linguagem. Parto da hipótese que ao relatar oralmente suas trajetórias de atuação na Educação Infantil, os homens professores manifestam as crenças que compõem sua identidade profissional, de modo que a linguagem, sendo mobilizada para representar suas experiências no mundo interno e externo, que acontece quando o falante seleciona processos, participantes e circunstâncias no Sistema de Transitividade, dar subsídio para a detecção e análise das crenças presentes em seus discursos. Assim sendo, o Sistema de Transitividade, vinculado à subfunção experiencial da Metafunção Ideacional, foi escolhido como instrumental teórico-analítico para detecção e descrição das crenças presentes na identidade profissional dos professores. Além da noção de representação da LSF, utilizo a noção de Identidade Cultural (HALL, 2006; 2016; WOODWARD, 2014; MACHADO, 2020) e a noção de Crenças da Linguística Aplicada BARCELOS, 2001, 2007; ASSIS-PETERSON; COX; SANTOS, 2010; SILVA, 2007, 2010; MICCOLI, 2010; VIEIRA, 2019). O corpus foi composto por sete relatos orais de homens professores da Educação Infantil de três municípios cearenses: Fortaleza, Pecém e Morada Nova. Em minha análise, identifiquei a predominância de processos materiais, relacionais e mentais e, a partir disso, detectei crenças que se realizam em figuras de fazer/acontecer, ser e sentir, indicando as ações que os professores desenvolvem, identificação e caracterização de si enquanto profissional e percepções e desejos com relação à função docente.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1767200 - MARIA MEDIANEIRA DE SOUZA
Externa à Instituição - MARIA EUGENIA BATISTA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 04:40
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