PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETH DE OLIVEIRA CAMELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETH DE OLIVEIRA CAMELO
DATA : 22/09/2023
LOCAL: Defesa remota
TÍTULO:

O LUGAR DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA (LI)


PALAVRAS-CHAVES:

Produção de texto em Língua Inglsa. Interacionismo sociodiscursivo. Ensino de Língua Inglesa. Currículo.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

O ensino da língua inglesa tornou-se tema recorrente nos estudos linguísticos, principalmente quando se fala na formação de um sujeito social, político, tecnológico e globalizado. Essa formação cidadã atravessa as questões do ensino e da aprendizagem das LE e, tratando mais especificamente do inglês, são reflexões que se tornam ainda mais pertinentes, uma vez que é a língua estrangeira adotada como prioritária pelos documentos norteadores dos currículos para a educação básica em todo o Brasil. Diante dessa realidade, torna-se fundamental uma discussão sobre a formação do professor de língua inglesa, e ainda mais importante a formação inicial desse docente, que no espaço da universidade é levado a refletir sobre os saberes da linguagem e da docência. Neste estudo, portanto, buscamos verificar o lugar do ensino da produção escrita em língua inglesa na formação inicial do professor dessa língua, considerando como essa metodologia de ensino da produção está apresentada no currículo do curso de Letras – Inglês da UFPE e a forma pela qual ela é trazida nas propostas de ensino dos futuros professores. Para a análise e discussão dos dados, utilizamos como base a concepção interacional de língua, trazida por Bakhtin ([1929] 2003, 2006, 2010), a qual propõe um olhar discursivo e dialógico sobre a linguagem. Também concorrem para essa abordagem interacionista dos estudos linguísticos as discussões propostas pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), o qual defende uma relação mais significativa entre linguagem e contextos socioculturais. Foi adotado o método qualitativo de análise dos dados, utilizando-nos da pesquisa documental e entrevista semiestruturada para a coleta, descrição e interpretação dos dados. Nesse conjunto de ideias, entendemos que a formação teórico-metodológica do professor de língua inglesa em sua vivência na licenciatura deve orientar e dar subsídios para suas práticas em sala de aula, principalmente no trabalho com a produção de textos escritos. No entanto, os resultados parciais nos mostram que o currículo e a prática dos futuros docentes divergem em alguns pontos, os quais são analisados no decorrer deste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1651569 - SIANE GOIS CAVALCANTI RODRIGUES
Interno - 2991976 - RICARDO RIOS BARRETO FILHO
Externa à Instituição - JOICE GALLI - UFF
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 04:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01