POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES EM PROJETOS DE MIDIAEDUCAÇÃO NOS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS DA ÁREA DE LINGUAGENS NO ENSINO MÉDIO
Pedagogia dos Letramentos. Livros Didáticos de Linguagens. PNLD, Midiaeducação.
Esta investigação de mestrado tem como objeto de estudo os Projetos de Midiaeducação apresentados em dois dos novos livros didáticos de Ensino Médio, propostos para a área de Linguagens e suas Tecnologias. Como objetivo, buscamos analisar, no campo teórico-metodológico da Linguística Aplicada, a configuração desses Projetos de Midiaeducação no âmbito do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático -2021) e sua relação com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com as chamadas “pedagogias do letramento” (Kalantziz, Cope e Pinheiro, 2020), ou seja, modos/tradições/discursos de ensinar determinadas práticas de letramento na escola. Com a promulgação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), inaugura-se uma nova configuração do Ensino Médio pautada no desenvolvimento de habilidades e competências e na divisão entre o currículo representado pela BNCC e a parte diversificada (itinerários formativos). Essa mudança nessa etapa da educação básica atinge diretamente a elaboração dos livros didáticos - agora organizados por áreas do conhecimento como prescrito na Reforma – e cuja seleção se baseia no edital do PNLD (2021), que prescreve que as obras didáticas por áreas (Objetos Educacionais 1) apresentem quatro projetos integradores, dentre eles o de midiaeducação, foco de objeto de análise dessa dissertação.Com base nas reflexões de Silva (2018), Zank (2020), Coscarelli e Ribeiro (2021) e Fratine e Silva (2021), a pesquisa investiga duas coleções que apresentaram dois Projetos com objetos de ensino semelhantes: “Integramundo” e “Jovem Protagonista”. Essa investigação se divide em dois níveis: nível didático – diálogo com as pedagogias de projeto e nível curricular – competências e habilidades da BNCC e as pedagogias do letramento. A partir da análise, é possível constatar que ambos os projetos apresentam como pontos positivos: o tratamento temático com o gênero “curta-metragem”, a análise de diferentes práticas de linguagem em atividades diversificadas e a abordagem funcional dos objetos de ensino. Porém, ambos são frágeis no que se refere à análise das dimensões discursiva, sócio-histórica, cultural e estética das práticas de linguagem.