Por uma educação linguística como prática da liberdade: a interculturalidade crítica na sala de aula de língua inglesa
Educação linguística. Interculturalidade crítica. Linguística Aplicada.
Pautada numa concepção transgressiva de educação linguística, esta pesquisa se funda nos princípios da Linguística Aplicada e na Interculturalidade como projeto político-pedagógico para analisar criticamente, como as perguntas e a argumentação na perspectiva enunciativo-dialógica impactam o desenvolvimento de saberes e práticas interculturais no diálogo entre estudantes internacionais de língua inglesa de dois cursos distintos de uma universidade da Colúmbia Britânica, em Vancouver, Canadá; a saber, English for Academic Purposes e Global Citizenship Through English. Examinamos as interações ao longo de duas semanas de aula e analisamos duas entrevistas semiestruturadas com os professores das turmas focais à luz da Análise do Discurso a partir de um paradigma crítico, buscando ressignificar a ideia de um modelo intercultural para a construção de saberes e práticas interculturais no ensino de língua inglesa com vistas a uma educação linguística comprometida com uma práxis decolonial, de acolhimento, pertença e, sobretudo, liberdade.