ENSINAR A LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DA PLAYLIST COMENTADA: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA PROFESSORES
Ensino de Língua Portuguesa; Formação de professores de língua; Leitura; Escrita; Playlists comentadas.
O ensino de Língua Portuguesa (LP) passou por diversas mudanças que consideraram as demandas históricas e sociais presentes em nosso meio. Tal processo fez com que se intensificassem as pesquisas na área, sobretudo, buscando compreender os fenômenos ocorridos e refletir acerca do fazer docente, tendo em vista os elos desses com a aprendizagem. Nesse sentido, este projeto apresenta uma reflexão a respeito da necessidade de ressignificar o ensino de língua portuguesa considerando as práticas de linguagem contemporânea, com o objetivo geral de contribuir para esse ensino e aprendizagem, nos eixos da leitura e da escrita, através de uma proposta interventiva com o gênero playlist comentada, direcionada para a formação de professores de língua. Sob esse víeis, pretendemos realizar uma formação continuada para os docentes de português da rede municipal de educação de Ribeirão, aplicando a sequência de ensino (AGUIAR JR., 2005), como uma possibilidade de estímulo ao trabalho com as habilidades de leitura e escrita a partir do gênero citado. Tal perspectiva está fundamentada nos estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa por meio de Antunes (2010), Geraldi (2004), Marcuschi (2008), Possenti (2011), Travaglia (2003); apresentando a leitura e a escrita em uma perspectiva interacional, a partir das contribuições de Antunes (2003) e Koch e Elias (2012); entendendo por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as habilidades esperadas para área. Além disso, sobre a playlist comentada faremos uso das contribuições de Rojo (2015) e Ferreira (2021). Dado o exposto, convém ressaltar que não podemos desconsiderar a necessidade de discutir na atualidade, o ensino, e consequentemente a aprendizagem de língua portuguesa em suas mais diversas manifestações, as playlists comentadas são provas da multiplicidade de signos que compõem as produções atuais. Além dos comentários de caráter argumentativo temos uma lista dada por escolhas. Em outras palavras, temos ferramentas promissoras à exploração do ensino de língua, as quais precisam ser conhecidas por nossos docentes.