PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS
DATA : 21/07/2023
LOCAL: Remotamente, via google meet

Formação inicial de Professores de Espanhol a partir de metodologias ativas: uma análise da construção efetiva de significados linguísticos, culturais e políticos por meio do Problem-Based Learnin

Metodologias Ativas. Problem-Based Learning. Siginificado. Implicações. Formação inicial de Professores de Espanhol.

Dentre as teorias que permeiam a formação docente, a aprendizagem ativa tem se destacado por defender um trabalho focado na autonomia do aprendiz no processo de aprendizagem, o que é bastante relevante em um ensino focado, na ampla maioria das vezes, na dependência do aluno com relação ao professor para a produção do conhecimento. É por isso que, neste projeto de tese, fazemos uso do Problem-Based Learning, ou, em português, Aprendizagem Baseada em Problemas. Um tipo de metodologia que pressupõe além de pesquisa constante, a autonomia na busca do conhecimento e, consequentemente, a geração de significados da aprendizagem. Nesse trabalho, essa metodologia foca em uma busca mais precisa para responder a problemas relacionados à língua, à cultura espanholas e à política de implementação do ensino da língua espanhola no Brasil, por meio da compreensão de significado, que se entende por: trazer real sentido à aprendizagem, justificando o porquê da importância de um determinado conteúdo e o porquê da necessidade real de ser aprendido. Este projeto de tem como objetivo geral analisar a implementação do PBL em aulas de estágio supervisionado na formação inicial de professores de espanhol para entender quais mudanças e implicações essa metodologia oferece no ensino-aprendizagem, principalmente relacionados à construção de significados. A problemática que se insere nesse projeto de tese é: Quais as implicações do PBL na aprendizagem dos professores de espanhol em formação inicial? O referencial teórico está baseado principalmente em: Feuerstein et al (2014); Savin-baden e Major (2004); Thiollente (1986); Vygotsky (1978); Araújo e Sastre (2009); Bakhtin (1986) e Barrows e Major (2004). Quanto à tipologia/metodologia da pesquisa, esse trabalho caminha em duas vertentes. Tanto na pesquisa bibliográfica como na pesquisa ação.  Os dados serão gerados por meio das devolutivas da aprendizagem, por meio dos seguintes procedimentos de geração de dados: observação participante, narrativas de diários de pesquisa e  questionário de autoavaliação. As categorias de análise serão construídas tão logo tenhamos os dados gerados. Esperamos que a pesquisa possa colaborar para o fortalecimento das teorias sobre metodologias ativas, sobre o Problem-Based Learning e ensino de línguas no Brasil.

Interna - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Presidente - ***.744.464-** - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Externa à Instituição - SUZANA FERREIRA PAULINO DOMINGOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 21/06/2023 11:05