PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 2126-8767

Banca de DEFESA: CAMILA DA SILVA LUCENA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA DA SILVA LUCENA
DATA : 23/05/2023
LOCAL: CAC/UFPE - Google Meet

NARRATIVAS DO ACOLHIMENTO: RESSONÂNCIAS POLÍTICO-DISCURSIVAS DA INTEGRAÇÃO ESCOLAR DO REFUGIADO VENEZUELANO NO MUNICÍPIO DE IGARASSU/PE

Refugiados. Venezuelanos. Escola. Acolhimento.

Este trabalho tem como objetivo geral analisar as ressonâncias político-discursivas da/na integração escolar dos migrantes/refugiados venezuelanos em Igarassu/PE e suas possíveis implicações na narrativa da subjetividade desta juventude migrante. Em 2018, com a chegada do novo perfil de alunos das escolas públicas das cidades da região metropolitana do Recife despertou-nos o alerta de que as escolas, neste momento, não estavam preparadas para tal inserção, tampouco a comunidade escolar como um todo, composta por funcionários de diversas funções e os pais dos alunos. Esse cenário, acompanhado por um momento crítico no plano político brasileiro, provoca-nos a buscar como foi o tratamento que as crianças e jovens venezuelanos, chegados ao Brasil na condição de refugiados, e suas famílias, estão recebendo nas escolas. Inicialmente, acompanhando esta questão a partir de sua repercussão no espaço virtual, entendemos que a chegada de venezuelanos no Brasil não é só considerada como uma causa humanitária, mas extremamente política. Por isso, o interesse e a necessidade de avaliar as ressonâncias político-discursivas da integração escolar dos venezuelanos no Brasil. Levando em consideração os processos de subjetivação e identificação, acreditamos que trazer para discussão as ressonâncias político-discursivas do processo de integração escolar dos migrantes/refugiados venezuelanos nos permitiram entender como a construção de um imaginário sobre o espaço de refúgio e o sujeito refugiado têm consequências diretas no ensino de línguas, tanto materna, como estrangeiras posto que, com o contato, podemos identificar o que a mudança de língua, ou o uso duplo, isto é, o uso atravessado de ambas línguas em condições e dizeres diferentes, nos diz discursivamente em termos de efeitos de sentidos, o que nos permitirá entender o que significa ensinar língua materna e estrangeira no contexto de migração. O primeiro movimento de análise se fez em torno das condições de produção da chegada dos venezuelanos ao Brasil, recuperando o contexto político-histórico que culminou com a crise na Venezuela e como isso repercute no Brasil, a partir de comentários de leitores no espaço virtual e etc.; em seguida, realizou-se um trabalho de cunho etnográfico na escola, a partir do qual selecionamos as sequências discursivas para as análises sobre a constituição da subjetividade dos alunos migrantes/refugiados na escola; logo, iniciamos entrevistas com professores; e, por fim, (4) realizamos a oficina de desenho e texto com crianças e adolescentes venezuelanos, sendo essas duas últimas etapas objetos da análise principal desta pesquisa. Como resultado, encontramos o funcionamento do discurso sobre o(a) migrante/refugiado(a) venezuelano(a) e o do discurso do(a) migrante/refugiado(a) venezuelano(a). O primeiro funcionamento caracteriza o(a) aluno(a) venezuelano(a), é um padrão estereotipado, interdita sua língua, cultura e memória e impõe uma forma de atuar para ser aceito. Já o segundo funcionamento, através do que designamos como reapropriação discursiva, mostra as formas de resistências dos sujeitos venezuelanos na/pela linguagem. Por fim, defendo a criação de espaços de escuta ativa e sensível para permitir a reapropriação do discurso e a resistência de vozes dos(as) migrantes/refugiados(as) venezuelanos(as) através de uma perspectiva intercultural e decolonial.

Presidente - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Interna - 1076102 - FERNANDA CORREA SILVEIRA GALLI
Externa à Instituição - MARIA ONICE PAYER - CNPq
Externo à Instituição - ANGELA DERLISE STUBE