ENSINO DE HISTÓRIA E TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA: Os Currículos pernambucanos de Estudos Sociais e de História - 1978 a 1992.
Ditadura Militar; Ensino de História; História Política; Transição Democrática
Este estudo analisa os Currículos Prescritos pela Secretaria de Educação de Pernambuco, durante os anos 1970 e 1990, para o Ensino de Estudos Sociais e de História. Desenvolveu-se uma investigação sobre Currículos produzidos em 1978 (de Estudos Sociais), em 1986 e 1994 (de História) a partir de uma metodologia proposta, entre outros, por Ivor Goodson, Michel Foucault, Tomaz Tadeu da Silva, Circe Bittencourt e Elza Nadai. Apresenta-se, ao longo da pesquisa, as conexões destes Currículos com as Políticas Públicas de Educação do período conhecido como Transição Democrática, isto é, o fim da Ditadura Militar e o início da Democracia Representativa dos anos 1980. A ênfase na dimensão prescrita destes Currículos não permitiu que fossem analisadas as práticas de Ensino, contudo é apresentada uma tese que aprofunda as relações entre política e história, ensino e ditadura militar no Brasil.