PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL HENRIQUE ROMA CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAPHAEL HENRIQUE ROMA CORREIA
DATA : 27/03/2023
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ENSINO DE HISTÓRIA E TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA: Os Currículos pernambucanos de Estudos Sociais e de História - 1978 a 1992.




PALAVRAS-CHAVES:

Ditadura Militar; Ensino de História; História Política; Transição Democrática


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Este estudo analisa os Currículos Prescritos pela Secretaria de Educação de Pernambuco, durante os anos 1970 e 1990, para o Ensino de Estudos Sociais e de História. Desenvolveu-se uma investigação sobre Currículos produzidos em 1978 (de Estudos Sociais), em 1986 e 1994 (de História) a partir de uma metodologia proposta, entre outros, por Ivor Goodson, Michel Foucault, Tomaz Tadeu da Silva, Circe Bittencourt e Elza Nadai. Apresenta-se, ao longo da pesquisa, as conexões destes Currículos com as Políticas Públicas de Educação do período conhecido como Transição Democrática, isto é, o fim da Ditadura Militar e o início da Democracia Representativa dos anos 1980. A ênfase na dimensão prescrita destes Currículos não permitiu que fossem analisadas as práticas de Ensino, contudo é apresentada uma tese que aprofunda as relações entre política e história, ensino e ditadura militar no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134077 - ANTONIO TORRES MONTENEGRO
Externa à Instituição - JULIANA ALVES DE ANDRADE - UFRPE
Interna - 415673 - REGINA BEATRIZ GUIMARAES NETO
Notícia cadastrada em: 22/03/2023 10:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11