PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNY CAROLINE SILVA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNY CAROLINE SILVA DE ALBUQUERQUE
DATA : 05/12/2022
LOCAL: videoconferência

NA TRAMA DAS ROUPAS: AS VESTIMENTAS DE MULHERES NEGRAS EM RECIFE (1860-1889)

moda, mulheres negras, escravização, vestimentas

A moda enquanto um complexo sistema social e histórico, foi analisada pela primeira vez nas ciências humanas, por meio de uma ótica ocidental, especificamente europeia. No contexto nacional, esse cenário pode ser constatado nos poucos estudos sobre as vestimentas das mulheres africanas e afro-brasileiras. É necessário perceber que os traços da colonização, do racismo e da subjugação, também podem ser visualizados na falta das análises da indumentária negra. De maneira geral, esse trabalho tem como objetivo compreender os usos e significados das vestimentas pelas mulheres negras entre 1860-1889. Buscamos identificar como a linguagem da indumentária foi utilizada por mulheres africanas e afrodescendentes como ferramenta para pertencer e criar um novo lugar distante do estigma da escravidão. Partimos da análise que não existia um modo fechado, padrão de vestimenta dos escravizados, mesmo diante da escravização, ou da pobreza para os livres e libertos. Homens e mulheres conseguiam adquirir roupas que tinham diversos significados materiais e simbólicos que também eram construídos por eles. Entender a agência dos nossos sujeitos em todas as suas dimensões estratégicas é também perceber a relevância das visualidades no caminho da resistência e da liberdade. A escolha do período 1860-1889 se deu pela intensificação das representações imagéticas por meio das fotografias e do aumento da produção de roupas com a popularização da máquina de costura. Esse período assiste uma diminuição do trabalho escravo, dando abertura para homens e mulheres, que antes eram cativos ou filhos de escravizados, “viverem sobre si”.

Presidente - 1678361 - JOSE BENTO ROSA DA SILVA
Externa ao Programa - 2312098 - LUIZA NASCIMENTO DOS REIS - nullExterno à Instituição - MACIEL HENRIQUE CARNEIRO DA SILVA - IFPE
Notícia cadastrada em: 18/11/2022 15:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08