PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SAMUEL FERREIRA DE SANTANA

DISCENTE : SAMUEL FERREIRA DE SANTANA
DATA : 26/08/2022
LOCAL: videoconferência

NEWTON ELIAS DE SANTANA ENTRE O SAMBA E O PODER PÚBLICO: táticas de permanência e institucionalização do samba em PE (1970-1999)

Escolas de Samba. Rebeldes do Samba. Newton Elias de Santana.

A presente dissertação tem como objetivo analisar os processos de resistência da cultura das escolas de samba na cidade do Recife, durante o período de 1970 a 1999. A partir de uma perspectiva de história a contrapelo, busca-se lançar luz na narrativa dos sambistas pernambucanos para compreender suas táticas de “luta” nos dias de Carnaval, demarcadas por uma linha tênue entre: a defesa combativa de uma ideia de festa anti tradicional e a adesão dos traços tradicionais de forma política como meio de inserção e permanência. Para isso, evocamos a trajetória do sambista Newton Elias de Santana, importante articulador no processo de institucionalização do samba em Pernambuco e representante legal dos sambistas entre os anos de 1970-1999, o qual se insere na pesquisa como “linha de costura” que perfaz toda construção narrativa. Por meio de sua considerável participação na propagação do samba na região e transitar em diferentes espaços do fazer cultural da cidade, apresentamos o nosso personagem em três perspectivas: sambista, mediador e produtor cultural. Ao destacar e dialogar com suas redes de sociabilidades, conseguimos pontuar os lugares ocupados pelo mesmo e seus representados, bem como, seu poder de agenciar diplomaticamente no campo de disputas simbólicas em torno do universo tradicional do Carnaval no Recife. Para imersão na temática, mobilizamos um corpus documental constituído por periódicos, textos manuscritos, fotografías e relatos de memórias, obtidos em entrevistas, utilizando a metodologia da História Oral, os quais foram analisados sob a luz de teóricos da História Cultural, como Michel de Certeau, François Sirinelli, Roger Chartier e Michel Foucault. As contribuições desses autores possibilitaram o entendimento de alguns conceitos que nos ajudaram a pensar os signos no entorno das táticas de permanência das agremiações de samba. A formação das redes de sociabilidades, as discussões erguidas pela classe de sambistas pernambucanos e as táticas empreendidas pelos mesmos através da figura do Newton Elias - em sua mediação entre sambistas e poder público para a idealização de entidades como: UNESPE e FESAPE, são algumas das temáticas que iremos abordar neste estudo sobre o protagonismo de um personagem negro, periférico e amante de uma forma de expressão negada, despotencializada e invisibilizada pelas autoridades instituídas e organizadoras do Carnaval de Pernambuco que representou e agenciou o samba da região de formas múltiplas.

Externo à Instituição - GEOVANNI GOMES CABRAL - UNIFESSPA
Externo ao Programa - 1028878 - HUGO MENEZES NETO
Presidente - 040.888.844-00 - MARIO RIBEIRO DOS SANTOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 26/07/2022 10:39