PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUISA XIMENES SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUISA XIMENES SANTOS
DATA : 14/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

VIEIRA PSEUDOAUTOR: Contributo de papéis alheios e falsamente atribuídos na construção seiscentista da imagem e da memória do Padre Antônio Vieira.


PALAVRAS-CHAVES:

Antônio Vieira; autoria; pseudoautoria; memória


PÁGINAS: 380
RESUMO:

Nesta investigação pretendemos compreender de que forma textos alheios errônea ou falsamente atribuídos contribuíram na construção seiscentista da imagem e da memória de Antônio Vieira. Intentamos pôr luz à gênese do processo de instrumentaçização do Pe. Vieira como arquétipo do Jesuíta que culmina no periodo pombalino e reverbera na historiografia posterior considerando que tais escritos pseudovieirinos, até então pouco estudados, têm participação importante na formação da imagem pública e política de Vieira. A autoria e pseudo autoria no período moderno são assim discutidas através do caso de Antônio Vieira. Destacamos a força da autoridade desse renomado e profículo jesuíta no gênero parenético e em assuntos relevantes na política portuguesa do século XVII. São alvo de atenção textos que permitem a abordagem direta da questão autoral e pseudoautoral, bem como os que demonstram a preocupação de Vieira em defender-se diante de obras que falsamente circulavam como de sua lavra. Identificamos e analisamos duas maneiras de falsa atribuição de escitos - por oposição ou por suposição. Tais fomas de pseudoautoria são examinadas a partir do exemplo vieirino através de papéis alheios partícipes da polemística portuguesa seiscentista. Escritos que versam sobre o sebastianismo são utilizados para tratar da autoria por oposição, visto que Vieira colocou-se mor parte das vezes enquanto joanista. Os textos alheios atribuidos a Vieira em defesa a gente de nação e a favor da mudança dos estilos da Inquisição, por sua vez, são mote para a discussão da autoria por suposição, em que vislumbra-se uma aproximação entre os argumentos de Vieira e aqueles apenas veiculados sob seu nome. A plausibilidade ou não da autoria é percebida no cotejo com obras de Antônio Vieira acerca dos mesmos temas. Ao perscrutarmos as formas de pseudoautoria  e problematizarmos o movimento de mudanças e sobreposições de juízos acerca do Pe. Vieira esperamos contribuir para uma melhor compreesão do processo de estruturação de sua memória, Entendemos que a memória de Antônio Vieira não foi construída apenas por ele mesmo ou por seus escritos, mas também pelo o que lhe foi imposto, seus não ditos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - YLLAN DE MATTOS OLIVEIRA - UFRRJ
Interno - 043.047.867-41 - BRUNO MARTINS BOTO LEITE - NÃO INFORMADO
Externa à Instituição - CAMILA CORREA E SILVA DE FREITAS - UFCG
Interno - 906.739.054-20 - KLEBER CLEMENTINO DA SILVA - UFPE
Presidente - 1549851 - MARILIA DE AZAMBUJA RIBEIRO MACHEL
Notícia cadastrada em: 03/02/2022 17:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08