TECENDO RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E ENSINO DE HISTÓRIA: SUBJETIVIDADES NEGRAS A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DAS GANHADEIRAS EM UM DEFEITO DE COR.
Ensino de História; História Cultural; História Afro-brasileira; Literatura Negra; Ganhadeiras.
O presente trabalho de pesquisa, intitulado "Tecendo Relações entre Literatura e Ensino de História: subjetividades negras a partir da representação das Ganhadeiras em Um defeito de Cor" é resultado de uma investigação acerca das possibilidades narrativas que podemos construir enquanto Historiadores e sobretudo, enquanto Professores de História, sobre a memória da população africana e afrobrasileira no Brasil oitocentista. Através de um estudo interdisciplinar, que busca compreender os diálogos que se estabelecem entre Literatura e Historiografia, este trabalho analisa a construção da subjetividade negra na Literatura, e propõe a elaboração de uma metodologia de trabalho voltada para o ensino da História que contribua para que os estudantes tenham uma percepção mais profunda e complexa sobre o Brasil do século XIX e o protagonismo da população negra, e sobretudo, das mulheres negras na construção de uma memória nacional.