PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DIONSON FERREIRA CANOVA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIONSON FERREIRA CANOVA JÚNIOR
DATA : 29/01/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

O MANGÁ PELA DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: as histórias sensíveis e os traumas da Segunda Guerra Mundial a partir de Gen Pés Descalços


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Didática da História; Japão; Segunda Guerra Mundial; testemunho; trauma.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

A Segunda Guerra Mundial produziu incontáveis memórias que ainda ecoam no Tempo Presente. Perceber suas articulações e discursos com a sociedade é fundamental para compreender os vestígios do passado. A memória produz conhecimento a partir da experiência daqueles que a nível individual ou coletivo deixaram suas vivências, permitindo assim, que o passado esteja vivo no presente. É nesse contexto que situamos as histórias sensíveis ou traumáticas, aquelas que estão politicamente carregadas de emoções e que são imprescindíveis para o debate referente ao Ensino de História. Desse modo, a presente dissertação trata sobre o testemunho de Keiji Nakazawa (1939-2012), sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, e que por meio de sua obra, o mangá Gen Pés Descalços (は だしのゲン Hadashi no Gen), buscou representar um passado traumático da sociedade japonesa. A dissertação está dividida em três capítulos e tem como objetivo principal analisar o uso de mangás como fonte para o Ensino de História. O nosso embasamento teórico partiu de autores como Rüsen (2009;2010;2011;2015) historiador da teoria e metodologia do ensino de história; Bodo von Borries (2018) teórico da Didática da História; Rots (2015) pesquisador de religião, cultura e natureza do Japão moderno e contemporâneo; Igarashi (2011) pesquisador da história cultural japonesa, especialmente entre guerras e pós-Segunda Guerra Mundial; Groensteen (2015) teórico das histórias em quadrinhos; Koselleck (2006) teórico da história dos conceitos e experiência humana no tempo e Lee (2003) teórico da Educação Histórica. A pesquisa nos levou a compreensão de que o uso do mangá permite a construção dos estudantes em sua alteridade e identidade em relação ao outro, além de que enquanto ferramenta de aprendizagem histórica, possibilita a formação de competências do pensamento histórico acerca do uso de fontes na elaboração da consciência histórica acerca das narrativas do passado e na capacidade de criticidade sobre a realidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO SANCHES MARIANTE DA SILVA - UPE
Presidente - 3142803 - ARNALDO MARTIN SZLACHTA JUNIOR
Externo ao Programa - 3862943 - FABIO DA SILVA PAIVA - null
Notícia cadastrada em: 29/01/2024 11:12
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