O MANGÁ PELA DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: as histórias sensíveis e os traumas da Segunda Guerra Mundial a partir de Gen Pés Descalços
Ensino de História; Didática da História; Japão; Segunda Guerra Mundial; testemunho; trauma.
A Segunda Guerra Mundial produziu incontáveis memórias que ainda ecoam no Tempo Presente. Perceber suas articulações e discursos com a sociedade é fundamental para compreender os vestígios do passado. A memória produz conhecimento a partir da experiência daqueles que a nível individual ou coletivo deixaram suas vivências, permitindo assim, que o passado esteja vivo no presente. É nesse contexto que situamos as histórias sensíveis ou traumáticas, aquelas que estão politicamente carregadas de emoções e que são imprescindíveis para o debate referente ao Ensino de História. Desse modo, a presente dissertação trata sobre o testemunho de Keiji Nakazawa (1939-2012), sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, e que por meio de sua obra, o mangá Gen Pés Descalços (は だしのゲン Hadashi no Gen), buscou representar um passado traumático da sociedade japonesa. A dissertação está dividida em três capítulos e tem como objetivo principal analisar o uso de mangás como fonte para o Ensino de História. O nosso embasamento teórico partiu de autores como Rüsen (2009;2010;2011;2015) historiador da teoria e metodologia do ensino de história; Bodo von Borries (2018) teórico da Didática da História; Rots (2015) pesquisador de religião, cultura e natureza do Japão moderno e contemporâneo; Igarashi (2011) pesquisador da história cultural japonesa, especialmente entre guerras e pós-Segunda Guerra Mundial; Groensteen (2015) teórico das histórias em quadrinhos; Koselleck (2006) teórico da história dos conceitos e experiência humana no tempo e Lee (2003) teórico da Educação Histórica. A pesquisa nos levou a compreensão de que o uso do mangá permite a construção dos estudantes em sua alteridade e identidade em relação ao outro, além de que enquanto ferramenta de aprendizagem histórica, possibilita a formação de competências do pensamento histórico acerca do uso de fontes na elaboração da consciência histórica acerca das narrativas do passado e na capacidade de criticidade sobre a realidade.