PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA RODRIGUES DOS SANTOS
DATA : 28/09/2023
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ENTRE CONFISSÕES DE FÉ E O PROGRESSO DO CONHECIMENTO: 

FRANCIS BACON E O LUGAR DA RELIGIÃO EM SEU PROJETO DE REFORMA DO SABER (INGLATERRA, 1603-1610)


PALAVRAS-CHAVES:

Francis Bacon; História da Ciência; Reforma Inglesa; Período Stuart.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A figura de Francis Bacon foi frequentemente marcada por suas relações com a ciência e, no que concerne a religiosidade, as interpretações foram variadas: apontou-se o frequente uso bíblico como recurso retórico a fim de estabelecer influência nas elites intelectuais e políticas; e mesmo um posicionamento associado ao ateísmo. (Mcknight, 2006) Apesar disso, poucas conclusões foram dadas a respeito das relações entre ciência e religiosidade no seu pensamento. Assim, a presente proposta tem como objetivo compreender as fundamentações teológicas utilizadas por Francis Bacon (1561-1626) na composição de seu projeto de reforma do saber, e que tem como primeiro passo a classificação do conhecimento humano e divino – vislumbrado principalmente em sua obra The Advancement of Learning (1605). Nesse sentido, objetivamos identificar as discussões teológicas vigentes na Inglaterra na primeira década do século XVII, visando analisar como as divergentes perspectivas concernentes a uma prática e vivência religiosa circulavam em um momento marcado pela transição de Dinastias e de agitação político-religiosa, bem como analisar em quais destas proposições Francis Bacon esteve associado – ou não – para a construção e concepção de suas propostas científicas. Compreende-se principalmente a tentativa baconiana de apaziguar as divergências religiosas e as agitações sociais que ocorriam na Inglaterra, no iniciar do século XVII, através de sua proposta filosófica de divisão do conhecimento humano e divino, e que estabelecia uma quebra com a tradição escolástica no âmbito filosófico e religioso: a Palavra de Deus, visualizada na Bíblia, divergia das Obras de Deus, esta última associava-se principalmente ao estudo da natureza.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - VERÔNICA CALSONI LIMA - UFTM
Presidente - ***.047.867-** - BRUNO MARTINS BOTO LEITE - NÃO INFORMADO
Interna - 1549851 - MARILIA DE AZAMBUJA RIBEIRO MACHEL
Notícia cadastrada em: 22/09/2023 16:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01