PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ DE ARIMATÉA VITORIANO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ DE ARIMATÉA VITORIANO DE OLIVEIRA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: videoconferência

NORMAS E FORMAS DA ESCRITA DA HISTÓRIA DO CEARÁ (1884-1903)

escrita da história; literatura; formas; normas; Instituto do Ceará; seca.

O presente trabalho busca compreender as normas e as formas de escrita da história do Ceará, entre 1884, ano de publicação da obra pioneira de Rodolfo Teófilo referente à temática da seca e sua história, e o ano de 1903, quando a instituição histórica local se envolveu na publicação de uma obra dedicada à escrita de uma história para o Ceará, o denominado Livro do Tricentenário, dotando essa terra, finalmente, de uma narrativa histórica criteriosa, preenchendo a lacuna, enunciada por aquela entidade, de que o Ceará ainda não possuía sua história escrita, o que impediria, portanto, que esse lugar almejasse os foros de civilizado. Daquela entidade, o Instituto do Ceará, partiram as normas dessa produção, pautadas na observância de métodos que valorizavam os documentos e impunham a imparcialidade ao historiador. Porém, para além dessas normas, outras formas de escrita da história do Ceará podem ser referidas, tendo a seca como temática privilegiada dessas histórias. Dessa maneira, analisando temas e autores referidos, em meio a um ambiente intelectual estagnado e restrito, nas décadas finais do século XIX e o começo do século XX, é que buscamos compreender as condições de produção dessas narrativas sobre a história cearense e as especificidades de sua escrita.

Interno - 1134077 - ANTONIO TORRES MONTENEGRO
Presidente - ***.095.524-** - DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR - UNICAMP
Externo à Instituição - GLEUDSON PASSOS CARDOSO - UECE
Externo à Instituição - KLEITON DE SOUSA MORAES - UFC