PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIO ALVES PEREIRA DA SILVA SOBRINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO ALVES PEREIRA DA SILVA SOBRINHO
DATA : 31/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

SURGIMENTO DA HISTÓRIA DA ARTE E DA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL:

DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA À SEMANA DE ARTE MODERNA (1816-1922)



PALAVRAS-CHAVES:

História da Arte. História da História da Arte no Brasil. História da Crítica de Arte no Brasil.



PÁGINAS: 208
RESUMO:

A proclamação da República (1889) trouxe,  entre outras coisas, uma visão parcial e depreciativa sobre a produção cultural brasileira durante o século XIX, em especial desde a chegada da Missão Artística Francesa (1816) até o golpe republicano. No campo das Artes Plásticas esta visão depreciativa denunciava um atraso de nossa produção pictural e escultórica, configurada como uma imitação tosca e pouco criativa dos modelos acadêmicos europeus;  a Semana de Arte Moderna (1822) vai consolidar estes equívocos. A partir dos anos 1930, uma série de pesquisadores ligados ao serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional deu início a uma investigação descritiva e crítica sobre a arquitetura,  a talha, as imagens sacras, as pinturas produzidas desde o século XVI até o século XIX, valorizando em especial artistas e artífices nascidos na então colônia (1500-1815) e no Brasil Reino Unido (1816-1822) e no Brasil Império (1822-1889). Debruçados sobre essas pesquisas (1930-1950), novos pesquisadores aprofundaram a temática e derramaram luzes de crítica positiva às obras produzidas por artistas e artífices desse recorte espaço-temporal.  Nos anos 1960,  outro bloco de pesquisadores passou a fazer análise crítica das visões depreciativas sobre nossa arte colonial e imperial. Ao mesmo tempo, traçava-se as bases para o estudo da História da Arte e da crítica de Arte no Brasil e das influências que nossos artistas,  artífices, historiadores e críticos de arte sofreram para produzirem suas obras. O doutorando Antônio Alves Sobrinho expõe em  sua tese como surgiram a História da Arte e da Crítica de Arte no Brasil entre 1816 e 1922.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1132314 - ANTONIO PAULO DE MORAIS REZENDE
Presidente - 435756 - FLAVIO WEINSTEIN TEIXEIRA
Externa à Instituição - JOANA D ARC DE SOUSA LIMA - UNILAB
Externa ao Programa - 1129730 - MARIA GABRIELA MARTIN AVILA - nullExterno ao Programa - 1121348 - PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES - null
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 11:00
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