PPGH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CFCH DEPARTAMENTO DE HISTORIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIONSON FERREIRA CANOVA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIONSON FERREIRA CANOVA JÚNIOR
DATA : 21/08/2023
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

O MANGÁ E AS HISTÓRIAS SENSÍVEIS: o trauma da Segunda Guerra Mundial no Japão a partir da consciência histórica


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; consciência histórica; Japão; Segunda Guerra Mundial; testemunho; trauma. 


PÁGINAS: 79
RESUMO:

A Segunda Guerra Mundial produziu incontáveis memórias que ainda ecoam no Tempo Presente. Perceber suas articulações e discursos com a sociedade é fundamental para compreender os vestígios do passado. A memória produz conhecimento a partir da experiência daqueles que a nível individual ou coletivo deixaram suas vivências, permitindo assim, que o passado esteja vivo no presente. É nesse contexto que situamos as histórias sensíveis ou traumáticas, aquelas que estão politicamente carregadas de emoções e que são imprescindíveis para o debate referente ao Ensino de História. Desse modo, trataremos sobre o testemunho de Keiji Nakazawa, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, e que por meio de sua obra, o mangá Gen Pés Descalços (Hadashi no Gen), buscou representar um passado traumático da sociedade japonesa. À vista disso, se faz necessário discutir as memórias traumáticas da guerra no Oriente e como a consciência histórica (RÜSEN, 2001) e a aprendizagem histórica (RÜSEN, 2012) são importantes para lidar com o passado na produção de sentido que objetiva tratar as histórias em quadrinhos como fonte para a disciplina de História em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANGELICA LOUISE DE SOUZA ALENCAR
Presidente - 3142803 - ARNALDO MARTIN SZLACHTA JUNIOR
Externo ao Programa - 3862943 - FABIO DA SILVA PAIVA - null
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 09:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04