DAS COZINHAS PERNAMBUCANAS PARA AS SALAS DE AULA:
contribuições da História da Alimentação para o Ensino de História
Ensino de História. História da Alimentação. História Regional.
Nesta dissertação, exploramos a alimentação para além de necessidade biológica/nutricional, ou seja, enquanto tópico que reúne conhecimentos de diferentes áreas. Neste ínterim, compreendemos que a comida estabelece conexão com múltiplos aspectos da vida humana, como a religião, economia, política, cultura e identidade. Desta feita, este trabalho busca analisar as contribuições da História da Alimentação para o Ensino de História a partir de um estudo de caso das narrativas de Gilberto Freyre no tocante aos hábitos alimentares do Nordeste brasileiro. Este notório sociológo é alvo de releituras favoráveis ou desfavoráveis - visões contraditórias que se confrontam e devem ser observadas de maneira minuciosa. Seja como for, nota-se um interesse do autor em tratar dos hábitos alimentares nordestinos. Assim sendo, a presente pesquisa é de natureza básica e exploratória e configura-se em um estudo de caso documental bibliográfico que possui o livro Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil, edição 1977, como principal fonte para análise crítica. Consequentemente, a pesquisa envereda por uma abordagem de cunho qualitativo. Com a conclusão do estudo, espera-se que reste evidente a importância da história da alimentação de maneira dialogada com a história regional e o ensino de história.