PPGEST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA - CCEN DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA - CCEN Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: INÁCIO ROBSON ALVES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INÁCIO ROBSON ALVES DO NASCIMENTO
DATA : 22/04/2024
LOCAL: google meet

Aprimoramento do Agrupamento de Formas com o uso do Bagging

Análise de agrupamento. Análise estatística de formas. Procedimento bagging. Validação de agrupamento.

As técnicas de Análise de Agrupamento são utilizadas para classificar objetos de um conjunto de dados em grupos distintos. O agrupamento de formas geométricas de objetos tem importância significativa em vários campos de estudo. Para analisar as formas geométricas dos objetos, os pesquisadores geralmente empregam métodos de Análise Estatística de Formas. Consequentemente, vários pesquisadores têm se concentrado na adaptação de algoritmos de agrupamento para análise de formas. Neste estudo, trabalhamos com duas abordagens de formas: bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D). Adaptamos o método PAM para o agrupamento de formas 2D e os métodos K-means, Hill Climbing e CLARANS para o agrupamento de formas 3D. Com o objetivo de melhorar a qualidade dos resultados de agrupamentos obtidos por todos esses métodos, usamos uma abordagem baseada no procedimento Bagging para obter maior precisão dos agrupamentos formados. O método Bagging é aplicando em conjunto com os algoritmos de agrupamento, retornando o melhor agrupamento por meio de um processo de votação majoritária. Conduzimos experimentos de simulação para ambientes de isotropia e anisotropia, considerando diversos cenários de dispersão. Além disso, aplicamos a abordagem proposta a conjuntos de dados reais presentes na literatura da área. Avaliamos os grupos obtidos usando medidas de validação de agrupamento. Nossos resultados demonstram melhorias substanciais na qualidade do agrupamento ao implementar a abordagem Bagging em conjunto com os métodos de agrupamento aqui analisados, particularmente para os cenários de média e alta dispersão.

Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA - UFBA
Externo à Instituição - FELIPE ALVES NETO VERRI
Interno - 2134267 - GETULIO JOSE AMORIM DO AMARAL
Presidente - 1651445 - RAYDONAL OSPINA MARTINEZ