PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA FRANCIELE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÔNICA FRANCIELE DA SILVA
DATA : 10/03/2023
LOCAL: GOOGLE MEET

APEGO E TOMADA DE DECISÃO MORAL EM CRIANÇAS: mediação por variáveis afetivas

Apego; Crianças; Tomada de Decisão; Moral; Dilemas Morais.

Este projeto objetiva investigar a relação entre os padrões de Apego infantil e a Tomada de Decisão Moral de crianças em dilemas que envolvem uma figura materna, e o papel mediador da empatia, valores morais e inteligência emocional nessa dinâmica. Em termos de definição, o Apego é concebido como um vínculo afetivo construído entre o bebê e a figura cuidadora – com base na consistência de cuidados, sensibilidade e responsividade dessa última – que alicerça a construção de estruturas cognitivas na criança, denominadas Modelos Operativos Internos (MOI), auxiliando-a a prever a acessibilidade dessa cuidadora em situações de perigo. Os diferentes funcionamentos do MOI foram estudados e classificados em quatro padrões de Apego: Seguro, Inseguro-Ambivalente, Inseguro-Evitante e Inseguro-Desorganizado. No tocante à Tomada de Decisão Moral, trata-se de um processo cognitivo complexo que reflete a avaliação e escolha, direta ou não, uma alternativa dentre as opções possíveis para resolução do domínio moral, como sacrificar ou não uma pessoa em detrimento de salvar cinco outras vidas. Considerando que as emoções são entrelaçadas e indissociáveis dos processos cognitivos, acredita-se que as decisões morais dos indivíduos sobre poupar ou não a figura de cuidadora de um possível sofrimento em histórias hipotéticas podem ser influenciadas pela qualidade e força do vínculo construído durante a primeira infância dos(as) filhos(as) com a mãe. Além disso, os indícios na literatura de que a empatia, valores morais e inteligência emocional (de forma indireta) também se entrelaçam aos raciocínios morais das crianças, é provável que apresentem papel mediador na relação entre Apego e Tomada de Decisão Moral, foco desta investigação. Dessarte, para atingir ao objetivo proposto será selecionada uma amostra composta por 120 crianças com idades entre 8 e 11 anos, da rede de ensino público de Recife, Pernambuco. Os instrumentos que se pretende utilizar são: (i) Separation Anxiety Test (SAT), para identificação do padrão de Apego da amostra; (ii) Dilemas morais contendo uma figura materna, para acessar os raciocínios e a Tomada de Decisões Morais das crianças; (iii) Index of Empathy for Children and Adolescent (IECA), escala específica para mensurar o nível de empatia em crianças e adolescentes; (iv) The Picture-Based Value Survey for Children (PBVS-C), para verificar os valores morais dos infantes; (v) Teste de Inteligência Emocional para Crianças, para análise desse construto nos(as) participantes; e (vi) Questionário Sociodemográfico, para caracterização da amostra e de sua realidade familiar. A coleta de dados será realizada nas escolas, com as crianças participantes e com suas mães, sendo essas últimas, as responsáveis por informar dados sociodemográficos requisitados no questionário supracitado e, assim como às crianças, responderão ao dilemas. Os demais instrumentos serão aplicados apenas às crianças. Para análise dessas informações serão realizadas: estatísticas descritivas, para caracterização da amostra; análise de comparação de médias através do teste de Kolmogorov-Smirnov, para testas as hipóteses formuladas; e análises multidimensionais (Similarity Structure Analysis-SSA), para explorar as relações entre todas as variáveis deste empreendimento científico.

Presidente - 1133631 - ANTONIO ROAZZI
Externa à Instituição - ESTEFÂNEA ELIDA DA SILVA GUSMÃO - UFC
Interna - 2293694 - SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 12:47