PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RODRIGO LIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO LIRA DA SILVA
DATA : 30/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

PASSADO REMEMORADO E FUTURO IMAGINADO: um estudo sobre trajetórias de vida juvenis a partir da construção de significados sobre o diagnóstico psiquiátrico


PALAVRAS-CHAVES:

Construção de significados; diagnóstico psiquiátrico; imaginação; rememoração; trajetórias de vida.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo geral investigar como jovens significam seus diagnósticos psiquiátricos nas suas trajetórias de vida. Foi utilizado como fundamento teórico um trânsito entre conceitos da Psicologia Cultural de Dinâmica Semiótica (PCDS) e da Psicologia Dialógica, em referência com a Abordagem da Equifinalidade das Trajetórias (TEA). A construção de significados foi compreendida como um processo bidirecional do sujeito em relação com outros, ou seja, o sujeito externaliza mensagens endereçadas aos outros que as transformam e as devolvem para o próprio sujeito, que também, pode ou não, as transformar ao internalizá-las. É nesta dinâmica que os significados, de forma dialógica, podem ser confrontados ou mantidos, o que permite que novas significações surjam na relação. Foi discutido que significar é um fenômeno relacional em que o sujeito visa construir conhecimento sobre si mesmo em suas bases cognitivas e afetivas, além de que é uma dinâmica que o possibilita de criar suas trajetórias de vida. Torna-se importante analisar os diagnósticos psiquiátricos a partir das construções de significados por eles nomearem experiências complexas de sofrimento, que ressoam no decorrer do curso da vida. Assim, o diagnóstico psiquiátrico é significado através da rememoração do passado e da imaginação de futuro em diálogo com outros, pois as experiências traumáticas transcendem os limites do passado, do presente e do futuro. É na relação dialógica, ao rememorar e imaginar, que os jovens significam seus diagnósticos. Nesse sentido, foram realizadas análises a partir da construção de trajetórias de vida de dois jovens usuários em um hospital-dia. Foram feitas quatro entrevistas longitudinais individuais com cada jovem por um período de dois meses, além da confecção de um scrapbook neste mesmo período. As análises foram configuradas em duas etapas: a construção das trajetórias de vida a partir do modelo de equifinalidade das trajetórias (TEM) e análise dialógica. Diante disso, foi discutido que os jovens significam seus diagnósticos de forma ambivalente, pois, ao aceitá-los, a sua imaginação de futuro é comprimida, mesmo que ela seja tida como um campo de possibilidade diversas. Os jovens significam que seus diagnósticos comprometem suas imaginações diante do que eles desejam para si, vendo-o como um fator que ceifa seus processos de mobilidade psíquica.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MIRELLA DE LUCENA MOTA
Externa à Instituição - TATIANA ALVES DE MELO VALÉRIO - IFPE
Externa ao Programa - 2226679 - WEDNA CRISTINA MARINHO GALINDO - null
Notícia cadastrada em: 06/01/2023 14:01
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