PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ALLYSON DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ALLYSON DA SILVA
DATA : 14/12/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Formulação de problemas matemáticos, operação de multiplicação, operação de divisão, ensino fundamental.

Este trabalho tem por objetivo investigar a formulação de problemas matemáticos relativos à operações de multiplicação e de divisão em alunos do 3o, 4o e 5o anos do Ensino Fundamental. Estes conceitos são considerados um desafio tanto para quem aprende como para quem ensina matemática nesse período escolar. A formulação de problemas matemáticos, nesta pesquisa, considera que o enunciado de problemas matemáticos se trata de um texto matemático com estrutura e semântica próprias diferentes de outros tipos de texto. Como procedimento, duas
situações de formulação de problemas de divisão e multiplicação serão apresentadas individualmente a cada participante: uma em que a criança é solicitada a formular, por escrito, problemas em é dada a operação a ser considerada e outra em que é dada a operação e o resultado. Os dados serão analisados inicialmente de forma qualitativa, a partir de categorias hierárquicas de produção que variam desde as mais elementares até categorias mais elaboradas. Comparações entre anos escolares e as duas situações de formulação de problemas serão feitas a partir das frequências dessas categorias, examinando-se, ainda, as possíveis interações entre esses aspectos por meio de tratamento estatístico apropriado.

Externo à Instituição - ERNANI MARTINS DOS SANTOS - UPE
Interna - 2346942 - SINTRIA LABRES LAUTERT
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 08:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04