PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EMANUEL DUARTE DE ALMEIDA CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUEL DUARTE DE ALMEIDA CORDEIRO
DATA : 27/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO: impacto no desempenho e nos aspectos relacionais


PALAVRAS-CHAVES:

Habilidades socioemocionais; Desempenho Acadêmico; Aspectos relacionais.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

As mudanças ocasionadas pelas tecnologias nos últimos anos impactaram em transformações em diferentes espaços sociais, entre estes, o ambiente educacional. Com isso, novas habilidades, além das cognitivas, foram sendo requeridas de modo que permitissem uma adaptação a essas novas demandas. Nesse caminho, as habilidades socioemocionais surgem como um modelo teórico multidimensional que é representado por aspectos comportamentais e emocionais exercendo influência nas atividades individuais. A partir disso, a presente tese
objetivou investigar o efeito das habilidades cognitivas e socioemocionais sobre o desempenho acadêmico e os aspectos relacionais. As variáveis empregadas no estudo foram: Raciocínio verbal, Inteligência emocional, Personalidade, Metas de realização, desempenho universitário e redes relacionais (amizade, distanciamento e profissional). Participaram do estudo 263 estudantes universitários do interior do estado e de uma cidade metropolitana. A cidade interiorana teve 45 participantes com idade variando entre 18 e 23 anos (𝜇 = 20.28; 𝐷𝑃 = 1.25), sendo 78 % do gênero feminino, 20% do gênero masculino e 2% não informaram, e a cidade metropolitana 218 participantes com idade variando entre 17 e 53 anos (𝜇 = 21.83; 𝐷𝑃 = 5.42), sendo 75% do gênero feminino, 23% do gênero masculino, e 2% não binário ou não informaram. Os instrumentos respondidos foram uma Prova de Raciocínio Verbal, o Inventário de Competências Emocionais (ICE), o Social and Emotional Nationwide Noncognitive Assessment (SENNA), uma Escala de Metas de Realização e um questionário sobre redes de relacionamento (de amizade, distanciamento e profissional), foram realizadas análises de confiabilidade, análises correlacionais, análises de regressão linear e logística e análises de redes sociais. Os resultados apontam que há uma relação consistente entre os traços de personalidade e desempenho acadêmico e aspectos relacionais, com destaque para extroversão que foi preditor significativo para as medidas de centralidade das análises de redes. Com relação ao desempenho acadêmico, foram preditores significativos a medida de centralidade de autoridade da rede profissional e raciocínio verbal. A partir desses resultados,
observa-se que as habilidades socioemocionais podem contribuir na formação das redes de relacionamento, e que as redes de relacionamento exercem efeito sobre o desempenho acadêmico. Dessa forma, o estudo contribui na compreensão mais ampla da relação entre esses comportamentos e fornece informações para a construção de projetos de intervenção para os estudantes universitários.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO - UFAL
Externo à Instituição - LUIS FLÁVIO CHAVES ANUNCIAÇÃO - PUC - RJ
Externa à Instituição - MIRELA DANTAS RICARTE - UFPI
Externa à Instituição - MONALISA MUNIZ NASCIMENTO - UFSCAR
Interna - 2346942 - SINTRIA LABRES LAUTERT
Notícia cadastrada em: 17/10/2022 13:27
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