PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: STEFÂNIO RAMALHO DO AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STEFÂNIO RAMALHO DO AMARAL
DATA : 24/02/2019
LOCAL: 8º ANDAR DO CFCH
TÍTULO:

RELAÇÕES ENTRE ARGUMENTAÇÃO E POTENCIAL DE PRESERVAÇÃO DE FUNÇÕES COGNITIVAS NO ENVELHECIMENTO TÍPICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação; cognição; flexibilidade cognitiva; Modelo do Debate Crítico; senescência.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo geral investigar empiricamente o potencial de estimulação cognitiva, especificamente em processos relacionados à flexibilidade cognitiva, de um programa sistemático de intervenção focado em argumentação para pessoas idosas com declínios cognitivos típicos (senescentes). A senescência, conjunto de processos naturais decorrentes do processo de maturidade do ser humano, difere da senilidade, conjunto de transformações patológicas do indivíduo, como a demência. A especificidade desta tese está na adaptação e análise de possíveis impactos cognitivos de um programa sistemático de estimulação cognitiva focado em argumentação, com duração de dez sessões semanais, que teve como método uma adaptação do Modelo do Debate Crítico. Foram trabalhados quatro tópicos de duas categorias: transversal – fake News; e geracional – inserção da pessoa idosa na sociedade brasileira do século XXI, políticas públicas para a pessoa idosa e finitude. Participaram 15 pessoas entre 60 e 75 anos, com declínios cognitivos típicos, com escore maior ou igual a 20 pontos no Montreal Cognitive Assessment (MoCA), com autonomia e baixo escore no Inventário Beck de Depressão (BDI). Para a microanálise, foram selecionados intencionalmente os seis participantes que tiveram frequência superior a 70%. As transcrições das sessões foram analisadas discursivamente através da tríade argumentativa – argumento (ponto de vista e justificativa), contra-argumento e resposta, em busca de indicadores discursivos de flexibilidade cognitiva, construto teórico observável empiricamente através da antecipação e resposta a perspectivas múltiplas, contrárias e divergentes. A macroanálise buscou possíveis transformações nos usos dos indicadores discursivos durante a intervenção. As análises indicaram aumento da densidade de movimentos argumentativos durante a intervenção, principalmente contra-argumentos, respostas e autoargumentação; e em ciclos que focaram em temas geracionais. Correlaciona-se este aumento como um indicador discursivo do impacto treino da flexibilidade cognitiva, sugerindo maior tendência dos participantes a produção e consideração de perspectivas divergentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134592 - SELMA LEITAO SANTOS
Interna - 3572934 - SILVIA FERNANDA DE MEDEIROS MACIEL
Notícia cadastrada em: 30/08/2022 08:33
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