PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FERNANDA MARIA DE LIRA CORREIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA MARIA DE LIRA CORREIA
DATA : 25/08/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

VARIÁVEIS COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS NA PREDIÇÃO DO DESEMPENHO E DA ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR

Adaptação Acadêmica. Desempenho Acadêmico. Habilidades socioemocionais. Estudantes Universitários.

O processo de ingresso no ensino superior provoca nos estudantes universitários uma série de mudanças e desafios que impactam intelectual, pessoal e socialmente, de modo que se torna necessário o desenvolvimento de novas habilidades que possibilitem a adaptação ao contexto acadêmico. A adaptação acadêmica está relacionada à capacidade dos alunos de se integrar ao ensino superior por meio do uso de processos cognitivos, sociais e afetivos. A adaptação ao ensino superior bem-sucedida e o desempenho acadêmico são fatores importantes para a retenção e para o sucesso dos alunos no curso universitário. As habilidades cognitivas são amplamente reconhecidas como variáveis importantes para o sucesso acadêmico, no entanto, é crescente a discussão a respeito da importância das habilidades socioemocionais nos contextos de aprendizagem. Nesse sentido, esta tese objetivou investigar as relações dinâmicas e o poder preditivo de variáveis cognitivas e socioemocionais e do nível socioeconômico na adaptação ao ensino superior e no desempenho acadêmico. As variáveis empregadas no estudo foram divididas em três grupos: cognitivas (inteligência), socioemocionais (traços de personalidade e inteligência emocional) e nível socioeconômico. Participaram do estudo 226 estudantes universitários, predominantemente do gênero feminino (75,7%), Midade=27,5 (DP=9,4), majoritariamente alunos do curso de Psicologia (66,81%). Eles responderam ao questionário socioeconômico, índice de desempenho acadêmico, Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES), Prova de Raciocínio Verbal, Teste de Compreensão de Emoções (TCE), Teste de Regulação de Emoções (TRE) e Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (IGFP-5). Foram realizadas análises correlacionais, análises de regressão linear e análises de redes. Os resultados apontam que há uma relação consistente entre adaptação acadêmica e os traços de personalidade, com destaque para o traço de extroversão que foi preditor significativo em todos os fatores do QAES. Com relação ao desempenho acadêmico, foram preditores significativos o fator “adaptação ao estudo” do QAES e o raciocínio verbal. A análise de rede indicou que, dentre as variáveis utilizadas no estudo, o fator “adaptação ao estudo” obteve os melhores índices de centralidade, seguido dos traços de conscienciosidade e abertura. Com base nos resultados encontrados, observa-se a importância do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais e cognitivas para prevenir dificuldades na adaptação e no desempenho acadêmico. Dessa forma, considera-se que a presente tese fornece informações importantes que podem viabilizar projetos interventivos para os estudantes universitários que podem impactar na retenção dos estudantes e no sucesso acadêmico.

Externa à Instituição - THATIANA HELENA DE LIMA - UFBA
Externo à Instituição - EVERSON CRISTIANO DE ABREU MEIRELES - UFRB
Externa à Instituição - BENDITA DONACIANO LOPES
Externo à Instituição - EVANDRO MORAIS PEIXOTO - USF