PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLE SILVESTRE DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISELLE SILVESTRE DE JESUS
DATA : 25/04/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

Instrumentos e signos desenvolvidos no processo ensino-aprendizagem com graduandos cegos em contexto de ensino remoto

estudante; deficiência visual; ensino remoto; mediação; perspectiva histórico-cultural.

Frente ao contexto pandêmico de COVID-19, as universidades brasileiras instituíram o chamado “Ensino Remoto Emergencial”, caracterizado por atividades ensino-aprendizagem mediadas predominantemente por tecnologias digitais. Esta nova modalidade de ensino provocou desafios no processo educacional, com dificuldades enfrentadas por docentes e discentes na utilização das plataformas digitais. Diante desse cenário, a inclusão de estudantes com deficiência visual torna-se uma questão relevante no atual contexto, uma vez que estes discentes comumente se encontram em posição desigual de acesso às atividades, recursos e serviços educacionais no ensino superior. Segundo a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, processos de aprendizagem e desenvolvimento são mediados por instrumentos e por signos que, no caso de estudantes cegos, devem ser adaptados por meio de vias alternativas à visão, para que se promova efetiva inclusão e participação social para esse público. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo investigar como instrumentos e signos são desenvolvidos e adaptados no processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos no ensino superior remoto. Para tanto, pretende-se realizar um estudo qualitativo exploratório, do tipo estudo de casos múltiplos, com 3 a 4 graduandos cegos devidamente matriculados na Universidade Federal de Pernambuco. Serão utilizadas duas entrevistas semiestruturadas realizadas de forma presencial ou online - por meio da plataforma Google Meet - a depender da disponibilidade de cada participante. Após entrevista inicial, pretende-se realizar observações em salas de aulas da modalidade remota, para complementar as informações coletadas a partir de dados da própria realidade. A entrevista final terá o objetivo de retomar e questionar os estudantes quanto a acontecimentos relevantes registrados pela pesquisadora durante as observações. Os dados serão analisados por meio da construção de Núcleos de Significação, método que permite a aproximação com as determinações sociais e históricas do objeto investigado, a partir da apreensão das significações (sentidos e significados) constituídas pelos próprios participantes.

Interna - 2293694 - SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
Notícia cadastrada em: 13/04/2022 22:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01