PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA RELAÇÃO DE ADOLESCENTES COM SMARTPHONES: um olhar cognitivo relacional
Smartphones; Adolescentes; Produção de sentidos e Processos de Subjetivação.
Entendendo o uso de smartphones por adolescentes como um fenômeno social consolidado, esta dissertação tem como objetivo compreender como os adolescentes entendem, justificam e interpretam o uso que fazem de seus smartphones, e sobre como o uso destes dispositivos em suas vidas cotidianas contribui para seus processos de subjetivação e produção de sentidos. Como método, esta pesquisa idiográfica caracteriza-se pela criação de dados com o uso de sondas culturais móveis, via smartphones, enviadas por três adolescentes com idades entre 16 e 18 anos, sem predefinição de gênero ou classe social, para uma reflexão sobre os seus usos, com a orientação de enviar materiais, compostos por vídeos, imagens, textos e qualquer outro tipo de conteúdo que produzisse sentido em suas rotinas cotidianas e a depois falar sobre os materiais enviados. O uso das sondas culturais, como estratégia de pesquisa, aponta para a possibilidade de uma produção de dados centrada no sujeito, possibilitando, por seu próprio uso e análise, a produção de sentidos na vida cotidiana destes mesmos. Estes padrões de materiais foram classificados em função das variedades dos conteúdos, retratando a liberdade das escolhas e sentidos produzidos. A interpretação dos dados se deu em função da análise da relação entre os materiais e a fala dos adolescentes acerca destes materiais, em uma perspectiva imagético-discursiva. Com os dados criados nesta dissertação, demonstram que, a despeito de todos os adolescentes situarem seus materiais em contextos emocionais permeados por sentidos dos mais diversos, há variação quanto ao modo que estabelecem as suas rotinas e como dão sentido ao padrão de conteúdos consumidos. E essa variação, ao apontar para os diferentes modos de produção de sentidos em experiências cotidianas, sugere a possibilidade de padrões específicos para a compreensão da relação de adolescentes com smartphones em suas rotinas cotidianas, possibilitando tanto contribuir para a produção de conhecimentos que possam vir a subsidiar a atuação profissional em campos como os da educação, da psicologia e da saúde, como contribuir para o desenvolvimento de recursos tecnológicos direcionados ao público adolescente.