PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GLAUCIA DA SILVA PESSOA

DISCENTE: GLAUCIA DA SILVA PESSOA
DATA : 24/08/2023
LOCAL: 8º andar do CFCH

MEDIAÇÕES DE PROFESSORES SURDOS UNIVERSITÁRIOS DE LIBRAS NO ENSINO REMOTO E NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL

Mediação; Professor Surdo; Ensino De Língua De Sinais; Ensino Remoto; Ensino superior.

Pessoas surdas são indivíduos com pouca ou nenhuma influência auditiva ao longo da vida que experienciam o mundo através dos demais sentidos e possuem cultura e língua próprias por utilizarem, principalmente, da modalidade visual na comunicação. Desenvolvida pela experiência surda em comunidade, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é visuoespacial, com estrutura e gramática próprias. Com a Lei 10.436/02, esta foi reconhecida nacionalmente como meio de comunicação e de garantia da acessibilidade linguística. Este marco oportunizou maior acesso aos espaços de ensino e trabalho às pessoas surdas, principalmente, como referências para a docência de Libras. O contexto pandêmico provocou rupturas nas práticas cotidianas e profissionais docentes, exigindo a inclusão digital para se adequar ao ensino remoto emergencial. Com a flexibilização no isolamento social, o retorno à modalidade presencial provocou uma nova transformação das práticas docentes, o que favoreceu situações potenciais de desenvolvimento, ao integrar algumas estratégias pedagógicas criadas e mediadas por recursos tecnológicos. Vygotsky considerou que o processo de ensino-aprendizagem acontece dentro de um espaço intersubjetivo e interacional, chamado de zona de desenvolvimento proximal graças à mediação de instrumentos e signos internalizados. O objetivo da presente pesquisa é investigar as mediações, ou seja, o desenvolvimento de instrumentos e linguagens por professores surdos universitários no contexto remoto e as adaptações ou modificações para o retorno ao presencial para promover um processo de ensino-aprendizagem eficiente de Libras. Para este fim, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com três docentes surdos que ofertam disciplinas de Libras na UFPE. A metodologia incluiu a realização de entrevista semiestruturada e do método de autoconfrontação simples. Este último correspondeu a observação de uma aula presencial videogravada, seguida da análise desta para selecionar algumas sequências de vídeo e confrontar o participante com a sua própria atividade em uma última entrevista semiestruturada. A análise de dados partiu da construção de Núcleos de Significação, uma técnica que contribui para a compreensão de significações constituídas pelos participantes frente à realidade estudada. Os resultados revelam que os docentes de Libras, participantes da pesquisa, já usavam alguns instrumentos virtuais como elementos mediadores em suas práticas, antes da pandemia, a fim de compensar a diferença linguística e garantir possíveis Zonas de Desenvolvimento Proximal em sala de aula. No entanto, o ensino remoto exigiu um forte domínio dessas ferramentas, como as plataformas Google Classroom e Meet; e, provocou várias limitações para o ensino de Libras pelos docentes surdos, como a dificuldade de conexão e abertura de câmeras dos discentes, elementos fundamentais para promover a dinamicidade das interações e acompanhar a aprendizagem de Libras dos estudantes. O retorno ao presencial permitiu resgatar o aspecto dinâmico das aulas ao trabalhar com uma diversidade de formas de linguagens e integrar alguns instrumentos do ensino remoto em suas práticas pedagógicas atuais. Concluímos que o compartilhamento dos sentidos provenientes da experiência surda entre os participantes e outros presentes no ambiente profissional contribui para o processo de compensação social dos docentes ou para a construção de estratégias individuais para enfrentar as lacunas de acessibilidade oriundas do contexto atual.

Externa ao Programa - 2867926 - JULIANA FERREIRA GOMES DA SILVA - nullExterna à Instituição - TATYANE VERAS DE QUEIROZ FERREIRA DA CRUZ - UPE
Externa ao Programa - 1805995 - WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA - null
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 08:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10