PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RENNAN CAVALCANTE RAFFAELE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENNAN CAVALCANTE RAFFAELE
DATA : 03/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

OS PROCESSOS CRIATIVOS NA EXPERIÊNCIA DO JOGADOR DE INTERACTIVE DRAMA: Um estudo sobre a perspectiva e ficção subjetiva


PALAVRAS-CHAVES:

Criatividade; Perspectivação; Dialogismo; Estética; Jogos Digitais.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objeto de estudo os processos criativos, investigada na vivência cotidiana durante as ações dos jogadores de videogame. Na área dos jogos digitais, é muito comum falar sobre a criatividade do desenvolvedor ou do artista no momento da criação do jogo digital, mas pouco se explora a criatividade do jogador, que por uma experiência imersiva proporcionada pelo jogo, constrói significados numa experiencia que transforma a vida do próprio jogador. Nesta pesquisa, adotamos a criatividade do ponto de vista dialógico e cultural, a partir da compreensão da criatividade como atividade humana que resulta na emergência do novo na relação entre sujeito e cultura. A epistemologia própria ao dialogismo de Mikhail Bakhtin é investida como uma base interpretativa fundamental que baliza os estudos da criatividade, em particular, para o entendimento da relação entre o eu e o outro, durante a experiencia do jogo. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo compreender como ocorre a dinamicidade dos processos criativos na interação do jogador com o jogo de drama interativa, além de ampliar a compreensão do valor interpretativo da ficção, no campo do possível/potencial durante a experiencia imersiva provocada pelo jogo. Sendo assim, procuramos discutir como os sujeitos perspectivam a narrativa do jogo, e construir um modelo interpretativo dialógico, da relação entre o usuário do jogo e a narrativa gameficada. Adotamos a abordagem idiográfica qualitativa estruturada em quatro etapas: a seleção de 4 participantes; acompanhamento de diários online de atividades cotidianas e entrevista prévia dos participantes selecionados; faremos 2 sessões de interação com o jogo de interactive drama para cada dupla de participantes, acompanhado de videografia e diário de campo; e, por fim, entrevista semiestruturada coletiva com as duplas com exibição de trechos dos vídeos das sessões de jogos. O olhar do pesquisador estará centrado numa reflexão de natureza cultural e dialógica, em tudo que excede e transforma subjetivamente a narrativa do jogo. A análise dos dados e as discussões se basearam em cinco eixos interpretativos: 1) As tensões nos momentos de incerteza; 2) Perspectivação e Posições dos jogadores em relação ao jogo; 3) Ambiguidade e ambivalência na experiência do jogo; 4) As negociações de sentidos. Nossa principal contribuição, é uma chave de leitura, que busca compreender os processos criativos, centrado nas perspectivações ficcionantes do sujeito sua relação com a emergência do novo na experiência estética e lúdica da relação com o videogame.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1768849 - ALESSANDRA RAMOS CASTANHA - nullExterno à Instituição - ANTHONY JOSÉ DA CUNHA CARNEIRO LINS
Interna - 3145676 - CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
Externa à Instituição - LIA DA ROCHA LORDELO - UFRB
Interna - 2293694 - SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 17:07
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