PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TACIANA FEITOSA DE MELO BRECKENFELD

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TACIANA FEITOSA DE MELO BRECKENFELD
DATA : 30/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

IMAGINAÇÃO E ATIVIDADE: estudos de caso com educadores sociais de casas de acolhimento da cidade do Recife


PALAVRAS-CHAVES:

casas de acolhimento, educadores sociais, crianças, imaginação, atividade


PÁGINAS: 192
RESUMO:

O acolhimento institucional preconiza a proteção à integridade física e emocional de crianças e adolescentes que estão privados do convívio com as figuras primárias de cuidado e oportuniza a construção de novos vínculos afetivos e vivências positivas. No Brasil, o educador social realiza atividades que envolvem, desde os cuidados básicos, até a temporária substituição parental nas casas de acolhimento. O objetivo do presente estudo foi analisar como se dá a dinâmica entre atividade prescrita, processos imaginativos e atividade real por dois educadores sociais, de codinome Camélia e Lupino, ao trabalharem com crianças e adolescentes em casa de acolhimento na cidade do Recife - Pernambuco. Como instrumentos de investigação foram utilizadas 5 entrevistas semiestruturadas, 4 vídeos de rotinas na casa de acolhimento, e uma caixa para produção artístico-manual intitulada “caixa de surpresas“. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico sociocultural desenvolvido por Tania Zittoun e colaboradores, segundo o qual a imaginação é proposta como um processo composto por dimensões (generalidade, temporalidade e im/plausibilidade). Também foram feitas articulações com a teoria da atividade de Yves Clot. Nos resultados observou-se que tanto Camélia quanto Lupino realizaram atividades que transcendem o que havia sido prescrito. Camélia, ao início do trabalho, imaginou que já saberia como proceder, diz que "não vai ser surpresa" e já na entrevista final, na dinâmica entre prescrito-imaginado-atividade real, disse que a casa ideal deveria contar com equipe mais ampla, que incluísse psicólogo. Lupino disse desde o início da pesquisa que desejaria lecionar música para as crianças e, com a vivência prescrito-imaginado-atividade real, ele mantém este interesse e defende que o ensino da música clássica poderia acalmar os adolescentes. O estudo aponta para a necessidade de ampliação de protocolos que indiquem ocasiões frequentes enfrentadas na casa de acolhimento, que vão além das rotinas higiênicas, e os procedimentos a serem desenvolvidos pelo educador nestas ocasiões.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALEXANDRA MARQUES PINTO
Externa à Instituição - CAMILA COSTA TORRES
Externa à Instituição - EMMANUELLE CHRISTINE CHAVES DA SILVA - UFRPE
Externo ao Programa - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA - nullExterna ao Programa - 2226679 - WEDNA CRISTINA MARINHO GALINDO - null
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 16:34
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