PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMID DANIELLE COSTA DE OLIVEIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMID DANIELLE COSTA DE OLIVEIRA ALVES
DATA : 30/06/2023
LOCAL: google meet

A RELAÇÃO ENTRE EMOÇÃO E RACIOCÍNIO ARGUMENTATIVO EM CONTEXTO EDUCACIONAL DE DEBATE ENTRE UNIVERSITÁRIOS

argumentação; discurso argumentativo; afetos; pathos; educação.

Há muitas razões para a ascensão da argumentação como foco de pesquisas empíricas, sobretudo por ela ser primordial para a participação eficaz em uma sociedade democrática, ser uma prática inerente ao campo científico e estar relacionada a importantes avanços em teorias da aprendizagem e do desenvolvimento. Nesse contexto, o campo educacional tradicionalmente aborda a argumentação a partir da racionalidade, focando primordialmente nos pré-requisitos cognitivos, desenho de tarefas e apoio estrutural ao diálogo. No entanto, as pesquisas têm se voltado cada vez mais para as dimensões social, interpessoal, motivacional e afetiva da argumentação em ambientes educacionais, focando em como essas dimensões podem possibilitar ou inibir determinados tipos de discurso. Desse modo, faz-se necessário investigar as relações entre emoção e argumentação em contexto educacional. A partir disso, a problemática norteadora da presente proposta de pesquisa é, de forma geral, saber o que contribui para o estudante se engajar em argumentação em contexto de aprendizagem, bem como o que inibe essa argumentação. O foco será especialmente em debates argumentativos, tendo em vista que debater com um oponente envolve variáveis socioemocionais que podem afetar a argumentação. A maneira pela qual as emoções serão estudadas na presente pesquisa abarca a tonalidade emocional das interações argumentativas, o que envolve a valência (positiva e negativa) e a intensidade (baixa, média e alta) das emoções. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é investigar as relações entre emoção e argumentação em contexto educacional de debate entre estudantes universitários. Os objetivos específicos incluem: 1) verificar se a emoção afeta a argumentação no debate e de que forma afeta, facilitando ou inibindo a argumentação; e 2) analisar se o conhecimento sobre argumentação afeta a emoção no debate e de que forma afeta, isto é, se altera a valência e a intensidade emocional. Para tanto, será desenvolvido um breve curso de argumentação, visando promover o desenvolvimento da argumentação dos estudantes universitários, a partir do ensino das bases da argumentação pela própria pesquisadora, o qual será denominado de Desenvolvimento de Habilidades Argumentativas (DHA), sendo estruturado em seis encontros. A realização da pesquisa envolverá dois debates sobre temas sociocientíficos controversos, que serão desenvolvidos a partir de duas perspectivas: proponente (a favor da controvérsia) e oponente (contrário à controvérsia). Os debates serão realizados antes e após o DHA. Todos eles serão filmados para posterior análise do corpus da pesquisa. A perspectiva de análise dos dados abarca três níveis: transcrição dos registros, microanálise e macroanálise. No primeiro nível, será realizada uma revisão exaustiva dos registros para sua transcrição e compreensão holística do fenômeno. No nível microanalítico, serão observados minuciosamente os indicadores analíticos estabelecidos. Para a argumentação, usaremos a tríade analítica de argumento, contra-argumento e resposta. Para as emoções, examinaremos seu componente linguístico no discurso argumentativo, a partir da tonalidade emocional geral de cada episódio, compreendido como o turno de fala do participante. No nível macroanalítico, as mudanças ocorridas serão observadas globalmente. Para examinar os dados verbais, a análise se apoiará em recursos linguístico-discursivos oriundos da análise do discurso.

Externo à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
Interna - 2377501 - MARINA ASSIS PINHEIRO
Presidente - 1134592 - SELMA LEITAO SANTOS
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 14:33