Banca de DEFESA: LISANA FURTADO CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LISANA FURTADO CAVALCANTI
DATA : 14/02/2023
LOCAL: Remota

Diversidade, estrutura e biomassa fitoplanctônica ao longo de um continuum estuário-oceano, Sítio Ramsar - Costa Norte Amazônica: uma abordagem temporal e espacial.

Diatomáceas, Fitoplâncton indicador, Diversidade beta, Reentrâncias Maranhenses, Plataforma Continental.

A manutenção da biodiversidade, fator chave na ecologia, tem sido um dos maiores desafios na atualidade. Entender os processos que influenciam a diversidade e estrutura fitoplanctônica pode auxiliar no estabelecimento de medidas de conservação cada vez mais precisas. Devido a isto, a pesquisa foi desenvolvida na Plataforma Continental Maranhense (PCM), setor leste da Costa Norte Amazônica, considerada hotspot mundial para conservação por apresentar elevada produtividade e diversidade biológica. Este estudo teve como objetivo investigar os padrões temporais e espaciais da diversidade, estrutura e biomassa fitoplanctônica na PCM, evidenciando sua relação com a variabilidade climática, ciclo de maré e hidrologia ao longo de um continuum estuário-oceano. Para isso, foram realizadas análises temporais e espaciais das variáveis físicas, químicas e biológicas entre os anos de 2019 e 2020, totalizando 13 pontos amostrais considerando duas abordagens. A primeira (menor escala espacial) investigou padrões eco-hidrólogicos ao longo de cinco pontos em uma baía de macromaré (Baía de Cumã). A segunda (maior escala espacial) abrangeu desde os pontos mais internos da baía até a isóbata de 60 m próximo a quebra da plataforma, caracterizando um continuum estuário-oceano. Como resultados, 192 táxons foram identificados na baía de Cumã e 189 ao longo do continuum estuário-oceano, com o predomínio do filo Bacillariophyta (diatomáceas) em ambas as escalas, seguido por Miozoa e Cyanobacteria. A dinâmica hidrológica na PCM foi caracterizada espacialmente pela elevada contribuição continental que resultou em uma maior influência da pluma estuarina (salinidade < 30) alcançando cerca de 60 km da linha de costa. Esta dinâmica, associada ao regime de macromaré, resultou em uma heterogeneidade ambiental marcada por zonas funcionalmente distintas. Sazonalmente, a maior influência da pluma estuarina e disponibilidade de luz na Baía de Cumã, durante os primeiros meses do ano, favoreceram o aumento da densidade e biomassa fitoplanctônica, com ocorrência de blooms da diatomácea Skeletonema costatum (> 106 cell L-1) e redução de diversidade taxonômica. Durante a estiagem, a maior penetração da água marinha no sistema associada a maior intensidade dos ventos e dinâmica de macromarés resultaram em águas mais turvas, limitando a disponibilidade de luz e atividade fotossintética do fitoplâncton. A análise de cluster identificou a formação de oito grupos fitoplanctônicos associados à variabilidade espaço-temporal do continnum estuário-oceano. A partir desses grupos, 39 espécies foram selecionadas como indicadoras da PCM. A diversidade beta apresentou um gradiente crescente ao longo da escala temporal e espacial. Por fim, o presente estudo evidenciou que processos determinísticos governaram a estrutura comunidade e diversidade fitoplanctônica da PCM, e reforça a importância da manutenção de séries temporais para melhor compreensão da dinâmica do fitoplâncton em ambientes de alta complexidade como os encontrados na Costa Norte Amazônica.

Presidente - 1131256 - FERNANDO ANTONIO DO NASCIMENTO FEITOSA
Interno - 2330768 - PEDRO AUGUSTO MENDES DE CASTRO MELO
Interna - 2130453 - SIGRID NEUMANN LEITAO
Externa à Instituição - ANDREA CHRISTINA GOMES DE AZEVEDO CUTRIM - UEMA