Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESA AMORIM DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESA AMORIM DE LIMA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: PPGEF UFPE - Sala 1

RELAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA, DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E DO SONO COM A ANSIEDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES: Um estudo transversal

Ansiedade social, Comportamentos de movimento, Adolescentes.

Estudos indicam que os comportamentos de movimento (atividade física, comportamento sedentário e sono) estão relacionados com a ansiedade em adolescentes, porém, até o presente momento, não foram identificados estudos analisando a relação dos comportamentos de movimento com a ansiedade social. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar se os comportamentos de movimento estão relacionados com os sintomas de ansiedade social em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, realizado com adolescentes (14 a 19 anos) do ensino médio de escolas públicas em todo o estado de Pernambuco. Os instrumentos utilizados foram uma versão adaptada do Global School-Based Student Health Survey (GSHS) e Social Anxiety Scale for Adolescent (SAD-A). As variáveis independentes analisadas serão a atividade física (nível e tipo), o comportamento sedentário (tipo e duração) e o sono (duração e qualidade). Já a variável dependente será a ansiedade social, analisada pelo dimensionamento do sentimento de preocupação acentuada mediante a situações de relações por pares. Serão empregadas regressões logísticas para análise das prováveis possibilidades entre o atendimento das recomendações dos comportamentos de movimento com alto nível de ansiedade social ou indicadores de ansiedade social. Espera-se identificar se há relação entre os comportamentos de movimento e a ansiedade social em adolescentes e quais combinações têm maior potencial benéfico para a ansiedade social em adolescentes.

Interno - ***.557.634-** - BRENO QUINTELLA FARAH - UFRPE
Presidente - 1119846 - CARLA MENESES HARDMAN
Externo à Instituição - MAURO VIRGILIO GOMES DE BARROS - UPE
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 14:43