Banca de DEFESA: DANIELLE DOS SANTOS SOUZA DA SILVA

DISCENTE: DANIELLE DOS SANTOS SOUZA DA SILVA
DATA : 23/02/2024
LOCAL: Sala remota PPGEF

RELAÇÃO ENTRE MEDIDAS DA COMPETÊNCIA MOTORA E SUA ASSOCIAÇÃO COM INDICADORES DE ADIPOSIDADE, PRESSÃO ARTERIAL E APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Avaliação de competência motora; competência motora;crianças.

Introdução: O termo competência motora (CM) tem sido empregado para abranger a realização de ações motoras dirigidas a metas envolvendo controle e coordenação de movimentos, assim como o grau de proficiência para realizar uma ampla gama de habilidades motoras fundamentais. Com isso, diversos instrumentos têm sido utilizados para avaliar a CM em crianças com idade escolar, alguns deles são orientados para o produto, ou seja, quantificam o resultado de desempenho. Nos últimos anos, diversas pesquisas têm investigado a relação entre baterias motoras com o intuito de descobrir se tais medidas compartilham de aspectos em comum na avaliação da CM e se esses aspectos relacionam-se com os indicadores de saúde. Objetivo: verificar as relações entre três avaliações de competência motora orientadas para o produto (MCA, KTK e STS) e analisar as associações entre essas medidas de CM com os diferentes indicadores de saúde, utilizando coeficientes de correlação e análise de redes. Métodos: A amostra foi composta por 287 crianças de 6 a 12 anos de idade matriculadas em 12 escolas públicas da cidade de Lagoa do Carro. Os indivíduos foram submetidos a três testes de avaliação da competência motora orientados para o produto (MCA, KTK e STS) e as associações foram exploradas usando uma análise de rede. Resultados: Após ajuste por idade e sexo, o escore total do MCA teve alta correlação com a soma de pontos do KTK (r=0,74). A correlação entre MCA e STS e entre os testes KTK e STS foram de moderada magnitude (r= 0,54 e 0,55, respectivamente). Na análise de redes foi observado que idade e sexo tiveram elevados valores de força, proximidade e intermediação (>1,00). O MCA, por sua vez, obteve elevados valores de força e proximidade. Entretanto, a variável com maior influência esperada foi o perímetro da cintura. Conclusão: Tais resultados reforçam a relevância da CM como um dos principais fatores que influenciam diferentes indicadores de saúde de crianças e adolescentes. Sendo assim, são indicadas intervenções com foco na promoção da CM.

Externo à Instituição - MARCOS ANDRE MOURA DOS SANTOS - UPE
Presidente - 1061802 - RAFAEL DOS SANTOS HENRIQUE
Interno - 1999436 - TONY MEIRELES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 15:50