Banca de DEFESA: JULIA CAROLINA LOPES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIA CAROLINA LOPES SILVA
DATA : 17/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala1 PPGEF
TÍTULO:

EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE NITRATO DE SÓDIO NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DURANTE EXERCÍCIO INTERMITENTE DE ALTA INTENSIDADE: Um Ensaio Clínico Crossover Randomizado Duplo-cego.


PALAVRAS-CHAVES:
Nitrato; Artéria carótida; Funções executivas; Óxido nítrico.
 
 

PÁGINAS: 66
RESUMO:
Introdução: A suplementação com nitrato de sódio pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e melhorar respostas de funções executivas durante exercício intermitente de alta intensidade. Exercícios intensos podem reduzir a atividade de córtex pré-frontal para priorizar córtex motor, esse efeito é conhecido como hipofrontalidade transitória e pode trazer prejuízos para as funções cognitivas dependentes de córtex pré-frontal. Objetivo: analisar o efeito suplementação aguda com nitrato de sódio sobre o desempenho cognitivo durante exercício intermitente de alta intensidade em indivíduos treinados. Metodologia: foi conduzido um ensaio clínico randomizado controlado, do tipo crossover com 8 indivíduos adultos jogadores de basquete do sexo masculino. Os indivíduos foram randomizados e cruzados para consumir 1 cápsula de nitrato de sódio (750mg ≈ 12 mmol) ou placebo (62mg ≈ 1mmol) assim que chegavam ao laboratório. Foram submetidos a um protocolo de exercício intermitente na esteira (Sprint Interval Training – SIT). O exercício intermitente consistiu em 2 séries de 10 Sprints de 15seg à Δ50% da velocidade de reserva anaeróbia, com 45seg de repouso passivo. O teste Flanker foi utilizado no momento pré exercício, entre os intervalos das séries e ao final para verificar se há manutenção de funções de córtex pré-frontal e o ultrassom da artéria carótida comum, externa e interna antes do exercício e após o protocolo de exercício para avaliação do fluxo sanguíneo. Resultados: não foi possível observar diferença significativa no percentual de acertos (p=0,66) e tempo de reação (p=0,596) com a suplementação de nitrato comparado com o placebo após protocolo de exercício. Foi observada diminuição na rigidez (p=0,03) e manutenção do diâmetro da artéria carótida externa no grupo suplementado com nitrato após protocolo SIT. O diâmetro da artéria carótida comum e artéria carótida interna diminuiu de forma significativa no grupo suplementado após SIT (p=0,01 e p=0,02, respectivamente) e sem diferença no IMT e rigidez da artéria carótida comum (p=0,32 e p=0,09, respectivamente) e artéria carótida interna (p=0,51 e p=0,42, respectivamente).Conclusão: o nitrato parece influenciar no fluxo sanguíneo da artéria carótida externa, mas não das artérias interna e comum, e esse efeito não foi suficiente para alterar o desempenho cognitivo durante exercício intermitente de alta intensidade em indivíduos treinados.
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1960661 - ANDRE DOS SANTOS COSTA
Externo à Instituição - EDUARDO DA MATTA MELLO PORTUGAL
Interno - 2064226 - SAULO FERNANDES MELO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ÉRICO CHAGAS CAPERUTO - USJT
Notícia cadastrada em: 17/11/2023 13:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08