Banca de DEFESA: THAIENE CAMILA BELTRAO MOURA

DISCENTE: THAIENE CAMILA BELTRAO MOURA
DATA : 22/09/2023
LOCAL: sala 01

Efeito do Videogame como estratégia pedagógica para a aprendizagem do Basquetebol nas aulas de Educação Física escolar: Um ensaio clínico randomizado

Materiais de ensino. Basquetebol. Tecnologia Educacional

A aprendizagem é um processo complexo e influenciado por diversos fatores, com principal destaque para as funções executivas e os níveis motivacionais. A Educação Física é uma disciplina que enfrenta diversos desafios no processo de ensino aprendizagem e os recursos tecnológicos podem auxiliar os professores na busca para uma aprendizagem efetiva. Diante disto, o presente estudo tem o objetivo avaliar os efeitos do uso dos videogames como ferramenta de ensino para a aprendizagem do Basquetebol nas aulas de Educação Física escolar por 8 semanas sobre as funções executivas, níveis motivais e sobre a percepção dos escolares. Para isto, foi realizado um Ensaio Clínico randomizado por estratos com 46 estudantes recifenses, sendo 50% (n=23) destes do sexo masculino com média de idade de 11 anos, todos foram divididos em grupo tradicional (n=24) e grupo videogame(n=22) e participaram de 8 semanas de intervenção com sessões de 100 minutos uma vez por semana. Para a análise estatística dos dados foram realizados os testes t para amostras independentes, o teste Qui-quadrado, o teste de Mann-Whitney, o teste de Friedman, o modelo Linear generalizado (GLM), e o tamanho do efeito foi realizado através do eta ao quadrado, todas as análises foram realizadas no software Statistc 12, no GraphPad Prism 9.0 e os dados qualitativos foram analisados no Orange. Os resultados indicam que não houve diferença significativa para o conhecimento específico sobre o Basquetebol entre os grupos tradicional e videogame, mas a partir da análise intragrupos houve um aumento na taxa de acertos para a maioria dos participantes em ambos os grupos. Concluímos que o uso dos videogames proporcionou aumento de conhecimento sobre o conteúdo estudado com elevação semelhante as aulas tradicionais nas taxas de acertos. Tais resultados parecem indicar que esta ferramenta pode ser uma opção adequada e interessante, caso haja necessidade de utilização de recursos pedagógicos para ensinar o Basquetebol na Educação Básica.

Presidente - 1960661 - ANDRE DOS SANTOS COSTA
Interno - 2064226 - SAULO FERNANDES MELO DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ISABELA ALMEIDA RAMOS - UCB
Notícia cadastrada em: 21/09/2023 15:07