Banca de QUALIFICAÇÃO: KAROLINE BARRETO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAROLINE BARRETO DA SILVA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: PPGEF

Associação entre os estratos do modelo social ecológico com o atendimento as recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes.

Atividade física, comportamento sedentário, sono, saúde, adolescentes

Nos últimos anos, a importância da prática regular de atividade física, da diminuição do tempo de exposição ao comportamento sedentário e da manutenção da qualidade de sono noturno, está amplamente enfatizada pela comunidade científica. Há evidências que a adoção a estes comportamentos, estão associados com desfechos positivos relacionados a saúde física, mental, cognitiva e social de adolescentes. Entretanto, os níveis de aderência a tais comportamentos, são mundialmente insuficientes, refletindo negativamente na saúde de tais indivíduos. Nesse contexto, surge o Modelo Social Ecológico, que é uma ferramenta teórica voltada para a área de promoção da saúde, que enfatiza que as escolhas de comportamentos relacionados à saúde dos indivíduos, são influencias por um conjunto complexo de elementos, que vão desde os fatores mais proximais até os mais distais ao indivíduo. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo, analisar a associação entre os estratos do modelo social ecológico e o cumprimento das recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e de base escolar, que será realizado na região Metropolitana do Recife, com adolescentes (14-17 anos) do ensino médio, que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Será utilizado uma versão adaptada do questionário “Global School-based Student Health Survey” (GSHS), um instrumento de fácil aplicabilidade, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, que está relacionado ao estilo de vida e saúde dos adolescentes. Os produtos deste estudo, servirão como base para subsidiar estratégias de promoção e prevenção da saúde em adolescentes.

Interno - 1960661 - ANDRE DOS SANTOS COSTA
Presidente - 1365961 - DANIEL DA ROCHA QUEIROZ
Externo à Instituição - MARCOS ANDRE MOURA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 14:59