Banca de DEFESA: AYSA CESAR PINHEIRO

DISCENTE : AYSA CESAR PINHEIRO
DATA : 06/08/2021

AVALIAÇÃO DAS GALECTINAS 1 E 3 SÉRICAS E SALIVARES EM PACIENTES COM SÍNDROME DE SJÖGREN PRIMÁRIA E SUA ASSOCIAÇÃO COM MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA DOENÇA

lectinas; galectina 1; galectina 3; síndrome de sjögren; doenças autoimunes.

Introdução: A Síndrome de Sjögren Primária (SSP) é uma doença autoimune complexa e heterogênea caracterizada por infiltração linfocítica principalmente em glândulas salivares e lacrimais.

Objetivos: Analisar os níveis de galectinas 1 (Gal-1) e 3 (Gal-3) séricas e salivares em SSP e sua associação com manifestações clínicas da doença.

Metodologia: Foi analisado o perfil clínico de 43 pacientes portadores de SSP do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, incluindo os critérios classificatórios e índices de atividade de doença como o ESSDAI (EULAR Sjögren’s Syndrome Disease Activity Index) e o ESSPRI (Eular Sjögren’s Syndrome Patient Reported Index), além do índice de dano SSDDI (Sjogren’s Syndrome Disease Damage Index). Foram analisados os resultados de Gal-1 e Gal-3 séricas e salivares pelo ELISA e correlacionados com variáveis clínicas e laboratoriais. Além disso, as Gal-1 e Gal-3 foram avaliadas por imunohistoquímica nas 24 biópsias salivares menores.

Resultados: Das 43 pacientes selecionadas, todas foram do sexo feminino, com média de idade de 45,28 anos. O valor da mediana da Gal-1 no soro foi de 33338,30 pg/ml comparada com os controles 2002,86 pg/ml com p < 0,001 e a mediana  da Gal-3 no soro foi de 4452,50 pg/ml  e dos controles foi de 2004,00 pg/ml  com p < 0,001. O valor da mediana da Gal-1 salivar também foi mais elevada em relação ao grupo controle  (701,53 x0 pg/ml) com p =0,038, porém maiores níveis não foram encontrados nos pacientes em relação aos controles para a Gal-3 salivar.Observou-se uma maior mediana nos níveis de Gal-3 salivar nos pacientes que desenvolveram manifestações glandulares da doença ( p=0,015)  e houve correlação direta moderada (r = 0,64 com p = 0,025) entre os níveis de Gal-3 salivar e o número de linfócitos. Observou-se maior marcação da Gal-3 nos ductos de tecido glandular das biópsias de glândulas salivares menores, comparado com a pouca expressão da Gal-1. Não houve associação estatisticamente significante entre os níveis das galectinas (Gals) e provas de atividade inflamatória ( PCR , VHS e dosagem de IgG sérica).

Conclusão: Observou-se o aumento dos níveis de Gal-1 e Gal-3 séricas e de Gal-1 salivar em pacientes com SSP comparados com os indivíduos saudáveis, além de maiores níveis da Gal-3 salivar nos pacientes que pontuaram no domínio glandular do ESSDAI, como também maior expressão de Gal-3 nas biópsias de glândulas salivares menores.

Externo ao Programa - 2443543 - HENRIQUE DE ATAIDE MARIZ
Externo ao Programa - 2455989 - LUIZ ALCINO MONTEIRO GUEIROS
Presidente - 2181686 - MARIA CAROLINA ACCIOLY BRELAZ DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 13/07/2021 15:20