Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA MARIA DA SILVA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: videoconferência

CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DO PIGMENTO NATURAL PRODUZIDO POR Amycolatopsis sp. UFPEDA 3422

Palavras-chave: Biopigmentos. Amycolatopsis. Estabilidade. naturais

Pigmentos são substâncias com diversas aplicações biotecnológicas, sendo amplamente utilizadas em indústrias têxteis, cosméticas, farmacêuticas e de alimentos. Pigmentos naturais produzidos por micro-organismos apresentam vantagens que os tornam importantes substitutos aos pigmentos sintéticos, relacionados  a malefícios à saúde. Dessa forma caracterizar quimicamente e avaliar o potencial biotecnológico do pigmento natural produzido por Amycolatopsis sp. UFPEDA 3422 Amycolatopsis sp. UFPEDA 3422 constitui objetivo desta pesquisa. Amycolatopsis sp. UFPEDA 3422 produz pigmentos vermelhos com absorbância máxima em 530 nm utilizando meio de cultura ISP-2 em cultivo submerso sob agitação (150 rpm) e estático. O pigmento apresenta elevada estabilidade a temperatura (50ºC- 98ºC) e sensibilidade a variações de pH, sendo rosa em pH ácido e amarelo a incolor em pH básico. O Extrato etanólico Bruto do pigmento apresentou atividade antimicrobiana frente a Staphylococcus aureus MRSA entre 125 µg/mL e 250 µg/mL e não demonstrou toxicidade aguda em Galleria mellonella, não elevando a contagem de hemócitos. O pigmento bruto e fracionado apresentam elevado teor de ésteres e ácidos graxos em sua estrutura. Dessa forma o pigmento produzido por Amycolatopsis sp UFPEDA 3422 apresenta potencial para utilização biotecnológica, embora sejam necessários estudos complementares sobre sua estrutura e propriedades.

Presidente - 2380850 - MARIA BETANIA MELO DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1134731 - NORMA BUARQUE DE GUSMAO - nullInterna - 1217065 - TERESINHA GONCALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/04/2023 11:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11