Banca de DEFESA: FLAVIA MORGANA MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIA MORGANA MONTEIRO
DATA : 04/04/2022
LOCAL: videoconferência

Efeitos nas hidrolises e potencial genotóxico de cianotoxinas em peixes-zebra (Danio rerio - Hamilton, 1822). E

Hepatotoxinas. Neurotoxinas. Desordens metabólicas.

Devido às mudanças climáticas e a interferência de ações antropogênicas, florações de cianobactérias tornaram-se comuns em ambientes aquáticos em todo o mundo, conferindo cor, odor e sabor desagradáveis à água, acarretando uma série de problemas para o abastecimento público. Entretanto, um aspecto bastante relevante das florações é que elas representam potencial risco para os animais, inclusive, os seres humanos, pelo fato de produzirem compostos tóxicos que comprometem a qualidade da água. A fim de minimizar o risco de exposição às cianotoxinas (microcistina-LR, cilindrospermopsina, saxitoxina e anatoxina-a), e confirmando a necessidade de se estabelecer um monitoramento para garantir a segurança, a OMS (Organização Mundial da Saúde) desenvolveu um quadro de recomendações para o manejo de toxinas de algas em águas potáveis e recreativas, com valores máximos permitidos de cianotoxinas. Nesse sentido, o estudo objetivou avaliar as técnicas biológicas utilizadas para detecção das cianotoxinas microcistina-LR, cilindrospermopsina, saxitoxina e anatoxina, bem como, compreender mecanismos de toxicidade neurológicas, digestivas e genotóxicas ocasionados por essas cianotoxinas. Assim, no 1º capítulo foi realizado um estudo de revisão sobre as técnicas biológicas utilizadas para detecção das cianotoxinas: bioensaios com organismos modelos, ensaio de inibição da proteína fosfatase (PPIA) ou o ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA). Esses métodos bioanalíticos, de maneira geral,  verificam os efeitos tóxicos da amostra, através da resposta analítica da presença ou ausência da cianotoxina. Dentre essas técnicas, o ensaio imunoenzimático (ELISA) é o mais comumente utilizado, no entanto, esse método não é tão eficaz na detecção de toxinas como a saxitoxina e cilindrospermopsina. O método ELISA pode subestimar a concentração de saxitoxina presente quando mais de uma variante se faz presente, em relação a cilindrospermopsina, durante o uso dessa técnica, pode ocorrer uma incerteza na detecção da toxina CYN quando desoxi-CYN ou 7-epi-CYN estiver presente. Diante disso, é de extrema importância abordagens analíticas de alto rendimento capazes de quantificar toxinas multiclasses em matrizes ambientais, e assim direcionar para um tratamento mais eficaz da água de reservatórios destinados ao abastecimento público. No 2º capítulo foi avaliado os possíveis impactos neurológicos, digestivos e genotóxicos das cianotoxinas (MC-LR, CYN, STX, ATX) em concentrações ambientalmente relevantes e em valores máximos permitidos (VMP), utilizando o peixe-zebra como organismo modelo. Os resultados aqui apresentados fornecem boa correspondência com as respostas em humanos, tendo em vista, que esta espécie apresenta grande similaridade genômica humana. Então, foi observado que a exposição as cianotoxinas (MC-LR, CYN, STX, ATX) nas concentrações testadas (0.5, 1, 2.5, 5, 10, 15, 20, 25 µg/L) induziu efeitos bioquímicos e genotóxicos no sistema nervoso e digestivo do peixe-zebra, além disso, os resultados aqui encontrados servem como alerta e gatilhos para novos estudos no que diz respeito aos níveis de toxinas permitidos pela legislação na água usada para abastecimento público.

Externa à Instituição - JULIANA DOS SANTOS SEVERIANO - UEPB
Interno - 1130271 - LUIZ BEZERRA DE CARVALHO JUNIOR
Externo à Instituição - RAFAEL DAVID SOUTO DE AZEVEDO - UPE
Presidente - 2356344 - RANILSON DE SOUZA BEZERRA