Banca de DEFESA: JOSIVAN BARBOSA DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIVAN BARBOSA DE FARIAS
DATA : 28/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DAS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS POR ELETROQUÍMICA ENTRE MICROORGANISMOS ENDOFÍTICOS E LECTINA GALACTOSE ESPECÍFICA (BmoLL) ISOLADOS DE FOLHAS DE Bauhinia monandra Kurz.


PALAVRAS-CHAVES:

Bactérias endofíticas, Caracterização de lectinas, Eletroquímica.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A espécie vegetal Bauhinia monandraKurz., pertencente a família Fabaceae e amplamente distribuída no território brasileiro é conhecida popularmente como “pata de vaca” e utilizada principalmente na medicina pelo uso no tratamento de inflamação e Diabetes. Bactérias endofíticas podem promover inúmeras vantagens a suas plantas hospedeiras, como indução do crescimento e defesa contra agentes patogênicos. Lectinas são proteínas reconhecedoras e ligantes de carboidratos e promovem inúmeras atividades biológicas. E em alguns estudos foram demonstrados a capacidade de lectinas aglutinar células bacterianas endofíticas sem promover atividade antimicrobiana. Processos de caracterização de lectinas são fundamentais para definição de sua estrutura e função, sendo empregados métodos convencionais e diferenciados para este processo, como a técnica eletroquímica de Voltametria Cíclica. O objetivo do presente estudo foi avaliar a interação entre bactérias endofíticas e a lectina galactose específica BmoLL isolados de folhas de B. monandra com técnicas de aglutinação e eletroquímica como estrtégia de caracterização da lectina. Nos ensaios de aglutinação BmoLL  foi testada para três estírpes bacterianas Bacillus sp. , Burkholderia sp. e Enterobacter sp., onde a lectina promoveu  maior atividade aglutinante em células de Enterobacter sp. em títulos de 1.024¹. E em ensaios de inibição por galactose, ainda manteve atividade aglutinante para Enterobacter sp. em títulos de 8¹. Nos ensaios eletroquímicos com Voltametria cíclica, as diminuições das correntes de pico catódica e anódica de  BmoLL imobilizada em eletrodo de ouro na presenção de carboidratos redutores Glicose e Galactose, foi possível perceber a interação eletroquímica específica da lectina por galactose. Nos ensaios com as bactérias endofíticas, BmoLL imobilizada em eletrodo de Ouro promoveu interação com as três estípes endofíticas testadas, sendo detectado uma diminuição dos processos de oxidação e redução na interface eletrodo/solução a medida que aumentava a concentração de bactérias. Diante dos resultados foi possível perceber a possibilidade de caracterização eletroquímica da lectina BmoLL na interação com bactérias endofíticas.



MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2807168 - ANDRE DE LIMA AIRES
Externo à Instituição - HALLYSSON DOUGLAS ANDRADE DE ARAUJO - UFPE
Presidente - 1169175 - LUANA CASSANDRA BREITENBACH BARROSO COELHO
Notícia cadastrada em: 29/12/2021 09:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01