Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA BOMFIM DE BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA BOMFIM DE BARROS
DATA : 06/10/2021
LOCAL: videoconferência

AVALIAÇÃO ANTIFÚNGICA DE TERPENOS ISOLADOS E EM ASSOCIAÇÃO COM ANTIFÚNGICOS CONVENCIONAIS FRENTE À CEPAS DE Candida albicans

Palavras-chave: Terpenóides; Atividade antifúngica; Candida albicans

A candidíase, doença causada por fungos do gênero Candida spp., tem sido relatada como um grave problema de saúde pública, ocasionando até mesmo infecções sistêmicas em indivíduos. Os fármacos utilizados no tratamento da candidíase são escassos e possuem elevada toxicidade, o que leva a busca por substâncias advindas de produtos naturais, com destaque para os terpenos. O objetivo do presente estudo foi investigar a atividade antifúngica de terpenos isolados e em associação com antifúngicos convencionais frente cepas de Candida albicans. Os ensaios utilizados para o referido estudo foram: teste de determinação concentração inibitória mínima (CIM) e concentração fungicida mínima (CFM), através da técnica de microdiluição em caldo; Estudo da ação do fitoconstituinte com menor CIM sobre a micromorfologia fúngica; Mecanismo de ação do terpeno com melhor atividade antifúngica, com ênfase nos seus efeitos sobre a parede celular e membrana plasmática fúngica; Ensaio de associação entre o terpeno de maior destaque e o antifúngico padrão (anfotericina B). Foi realizada uma triagem inicial,testando 24 terpenos frente a 8 cepas de Candida albicans, sendo elas ATCC 76485 e ATCC 90028 (cepas padrão); LM- 587 e LM- 616 (cepas sistêmicas); A- 011, A- 05, A-15 e A-20 (cepas provenientes de amostras bucais). Após realização da triagem, o α-pineno destacou-se quanto a sua atividade antifúngica, apresentando CIM a uma concentração de 32 ug/mL frente a cepa ATCC 76485 e de 64ug/ mL frente a cepa LM- 587, sendo as demais cepas inibidas em concentrações acima de 128ug/mL. Quanto ao ensaio de Concentração fungicida mínima (CFM), o terpeno causou a morte dos microrganismos na mesma concentração CIM, para todas as cepas fúngicas. A substância teste apresentou perfil relevante de inibição quando comparada à anfotericina B. Estudos futuros de análise de biofilme, efeito do terpeno teste sobre a cinética de morte microbiana (Time kill), docking molecular, método de modulação e ensaios de citotoxicidade serão conduzidos, com o intuito de aprofundar o perfil antifúngico e, desse modo, investigar e potencializar sua atividade.

Presidente - 2380850 - MARIA BETANIA MELO DE OLIVEIRA
Interna - 1134040 - MARIA TEREZA DOS SANTOS CORREIA
Externa à Instituição - ANA CAROLINE DE LIMA SILVA
Notícia cadastrada em: 30/09/2021 11:57