Banca de DEFESA: ANNA PAULA DE OLIVEIRA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA PAULA DE OLIVEIRA SOUZA
DATA : 11/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

PROPOSTA DE NANOBIOSSENSORES PARA O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: ENSAIOS IN VITRO PARA DETECÇÃO DO P16 EM LISADO CERVICAL

Biossensor; p16; Câncer; Polímero; Nanoestruturas de carbono.

O câncer cervical é classificado como a quarta principal causa de morte relacionada ao câncer na população feminina global e o segundo tumor maligno mais comum em mulheres em idade reprodutiva. Apesar de prevenível e passível à erradicação, as limitações nos métodos de diagnóstico atuais, consistem em importante barreira para redução de casos da doença. Onde as dificuldade no acesso aos serviços de saúde de alta complexidade impulsiona o diagnóstico tardio e complicações associadas. Desta forma, o conceito de diagnóstico tardio se tornou um tema central na prevenção e tratamento do CC onde a elaboração de estratégias de diagnóstico rápido pode promover uma abordagem satisfatória de enfrentamento ao CC, colaborando para redução de 30% do número de casos da doença, como estabelecido pela OMS na agenda 2030. Os biossensores surgem como uma alternativa viável para cumprir com as exigências de demanda elevada de testes de diagnóstico rápidos, simples e com custos compatíveis a ampla disseminação, com redução da necessidade do prazo para liberação dos resultados, assim como dispensando equipamentos, infraestrutura sofisticada e equipe técnica especializada; compatível com as necessidades para detecção do CC. Desta forma, é apresentado aqui um novo sensor eletroquímico exibindo atividade eletrocatalítica para a detecção do peptídeo p16INK4A, um biomarcador precoce do câncer cervical. Neste estudo, um novo imunossensor eletroquímico empregando fulereno de Buckminster (C60) foi desenvolvido para a detecção do peptídeo p16INK4A em células cervicovaginais. A montagem do imunossensor foi meticulosamente caracterizada através de técnicas de voltametria cíclica, FTIR-ATR e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Curvas analíticas foram construídas via voltametria de onda quadrada (SWV) na presença de sonda redox de ferri/ferrocianeto. Este imunossensor exibiu a capacidade de discernir amostras de células de câncer cervical com lesões cervicais distintas, afirmando assim sua confiabilidade e especificidade na detecção de p16 em amostras do mundo real. Esta inovação é promissora para facilitar avaliações diagnósticas in situ do câncer cervical. A mudança na corrente foi facilitada por espécies eletroativas confinadas à superfície de uma plataforma composta por um nanofilme de PEI@TCNQ modificado com fulereno C60, juntamente com anticorpos monoclonais anti-p16 servindo como biorreceptor. A imobilização dos anticorpos anti-p16 ocorreu através da porção Fc, formando uma ligação covalente com o grupo amino do PEI e C60, garantindo parâmetros aceitáveis de sensibilidade e reprodutibilidade. Todas as etapas de modificação do sensor foram caracterizadas utilizando técnicas eletroquímicas. A Microscopia Eletrônica de Varredura confirmou a adesão PEI@TCNQ e adição de C60 na superfície do eletrodo. A plataforma C60/PEI@TCNQ apresentou faixa linear de 10 e 100 ng·mL−1. Esta plataforma apresenta-se como uma testagem rápida, de passos mínimos e de utilização simples, características compatíveis com as necessidades de diagnóstico no local de atendimento. Desta forma, o imunossensor PEI/TCNQ@C60 pode contribuir para a detecção precoce do cancro do colo do útero, um problema de saúde pública global com elevada incidência na população feminina e que acarreta custos económicos e custos humanos.

Externa à Instituição - ERIKA KETLEM GOMES TRINDADE - UFPE
Externo ao Programa - 1721037 - JACINTO DA COSTA SILVA NETO - nullExterna à Instituição - PATRICIA MUNIZ MENDES FREIRE DE MOURA - UPE
Presidente - 1836797 - ROSA AMALIA FIREMAN DUTRA
Interno - 1960817 - THIAGO HENRIQUE NAPOLEAO