Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS FELIPE DE MELO ALCANTARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS FELIPE DE MELO ALCANTARA
DATA : 31/10/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

EFEITOS DO EXTRATO AQUOSO DA Commiphora Leptophloeos EM FATORES COMPORTAMENTAIS E BIOLÓGICOS EM MODELOS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO DE CAMUNDONGOS

Produtos naturais. Compostos fenólicos. Atividade antioxidante. Atividade anti-inflamatória.

A Commiphora leptophloeos (CL) é uma planta nativa da caatinga com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.  O objetivo foi avaliar efeitos do tipo ansiolítico e antidepressivo do extrato aquoso da Commiphora leptophloeos em camundongos submetidos a um protocolo de estresse e associar com alterações nos níveis de corticosterona, interleucinas pró-inflamatórias, processos oxidativos e análise da microbiota intestinal. Para avaliação toxicológica, foram utilizados 20 camundongos (10 machos e 10 fêmeas), divididos em grupos controle (água destilada) e tratados (CL – 1000mg/Kg). Para avaliação do efeito do tipo ansiolítico e antidepressivo, foi utilizado um protocolo de Estresse Crônico Leve e Imprevisto (UCMS) durante 28 dias. Para isso foram utilizados 30 camundongos machos divididos em 6 grupos (N=5). Animais receberam tratamentos por via oral: G1: saudável; G2: água destilada; G3: Fluoxetina (20 mg/kg); G4, G5 e G6: CL nas concentrações de 300, 150 e 0, 75 mg/Kg, respectivamente. No último dia da toxicidade e do protocolo de estresse, foram realizados os testes de labirinto em cruz  elevada (EPM), campo aberto (OFT), reconhecimento de objetos (OR), suspensão de cauda (TST) e interação social (SI). Após os testes comportamentais, os animais foram eutanasiados por deslocamento cervical e em seguida o sangue foi coletado para análises bioquímica, níveis de citocinas e fatores oxidativos;  rins, fígado, baço, coração, intestino delgado e gônadas (para análises histológicas); e cérebro para análise histológica e níveis de citocinas por ELISA. Resultados preliminares mostram que CL (1000mg/kg) provocou diminuição do peso dos animais (Machos e fêmeas) e não ocasionou nenhum sinal de toxicidade nos parâmetros bioquímicos analisados no soro sanguíneo das fêmeas (AST, ALT, UR, ALB, CRE, ALP, BIL, GGT, TP, TC) nem nos testes comportamentais. Foi constatado uma diminuição dos níveis de LDL, VLDL e triglicerídeos totais (Fêmeas), isso justifica a diminuição da massa corporal. O UCMS provocou diminuição no tempo de permanência nos braços abertos e entradas nele, diferente do G1, G4  e G6. No OFT o G2 apresentou elevado número de limpeza, sendo este valor reduzido em todos os outros grupos (G1, G3, G4, G5 e G6). O tempo e a frequência de interação social foram consideravelmente reduzidos e estatisticamente significante em comparação ao G1 e G5. Quantificou-se  níveis reduzidos da interleucina 6 (IL-6) nos G1 e G3, G4 e elevados em G2. Sugere-se com esses resultados preliminares um efeito neuroprotetor de CL, minimizando sintomas relacionados à ansiedade, provavelmente por mecanismo anti-inflamatório, com ausência de toxicidade.

Interno - 3239642 - ALISSON MACARIO DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - LEYDIANNE LEITE DE SIQUEIRA PATRIOTA - UFPE
Presidente - 1960817 - THIAGO HENRIQUE NAPOLEAO
Notícia cadastrada em: 27/10/2023 20:30