Banca de DEFESA: MARIA ISABEL DE ASSIS LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ISABEL DE ASSIS LIMA
DATA : 30/06/2023
LOCAL: Anfiteatro do PPGCB

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTILEISHMANIA DE EXTRATOS DE PLANTAS DA CAATINGA

Leishmanioses, produtos naturais, plantas da Caatinga, metabólitos secundários.

As leishmanioses é uma parasitose de importante espectro clínico, causada por protozoário do gênero Leishmania, que por muito tempo esteve no grupo de doenças tropical negligenciadas e necessita de novas alternativas para o seu tratamento, pois, ainda não possui vacinas disponíveis para humanosos, os medicamentos empregados possuem uma elevada toxicidade, apresentam vários efeitos colaterais, requerem longos períodos de administração e são administrados em sua maioria por via parenteral. Nessa perspectiva, os produtos naturais são uma fonte rica de substâncias bioativas e a Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil com grande diversidade de espécies vegetais e muitas delas utilizadas na medicina popular, o que configura um grande potencial para a descoberta e formulação de novos medicamentos. Neste trabalho, investigou-se a atividade antileishmania In vitro de extratos de plantas da Caatinga frente à Leishamania infatum e Leishmania amazonensis. As espécies vegetais foram coletadas na área de reserva da Caatinga localizada no Instituto nacional do Semi-árido (INSA) em Campina Grande. Os extratos foram obtidos por meio do Extrator Acelerado por Solvente (ASE) e a atividade antileishamnia foi realizada a partir do método colorimétrico do MTT (brometo de 3-metil [4,5-dimetiltiazol-2-il]-2,5 difeniltetrazólio). Foi investigada a atividade antileishmania de 13 espécies de planta e da maioria foram obtidos extratos das folhas e do caule, totalizando 20 extratos avaliados. Sete espécies apresentaram atividade: três, baixa atividade (Ocotea duckei, Commphora Leptoleos e Hymeneae cangaceira); quatro, moderada atividade (Hymeneae rinoflora, Mimosa tenuiflora, Ziziphus joazeiro) eu uma, alta atividade (Croton  sonderianus). O extrato com alta atividade antileishmania foi obtido do caule de Croton sonderianus e apresentou ICs50 de 7,5 e 8,8 µg/mL para L. infantum e L. amazonensis, respectivamente. Os extratos das espécies com moderada e alta atividade antileishmania tiveram sua atividade citotóxica avaliada em linhagens de células Vero, macrófago RAW 264. e fibroblastos de linhagem 2979. Apenas os extratos do caule de Z. joazeiro e de C. sonderianus mostrou atividade citotóxica, contudo o índice de seletividade dos dois extratos foi maior que o dos fármacos padrões utilizados para o tratamento da leishmaniose. A análise por Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) e varredura (MEV) revelou alterações causadas nos promastigotas de L. infantum e L. amazonensis após tratamento com a IC50 do extrato etanólico do caule de C. sonderianus, como: surgimento de vacúolos e desintegração das membranas celular e nuclear, bem como aglutinação celular e perda do material citoplasmático. Esses resultados apontam diferentes espécies vegetais cujos metabólitos possuem efeito leishmanicida promissor, especialmente a espécie Croton sonderianus. É necessário o fracionamento do extrato e isolamento de metabólitos secundários a fim identificar os componentes ativos responsáveis pela ação encontradas.

Externa à Instituição - ELIETE CAVALCANTI DA SILVA - UFPE
Interna - 1169175 - LUANA CASSANDRA BREITENBACH BARROSO COELHO
Presidente - 1134040 - MARIA TEREZA DOS SANTOS CORREIA
Externo à Instituição - WENDEO KENNEDY COSTA - UFPE