Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLACY JHON SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLACY JHON SILVA ARAUJO
DATA : 14/03/2023
LOCAL: Plataforma Meet

Construção e validação de tecnologia educacional com adolescentes escolares para promoção da iniciação
sexual segura

Sexualidade, Saúde sexual e reprodutiva, Saúde do adolescente, Educação em saúde, Enfermagem.

No Brasil, a iniciação sexual precoce se tornou um problema de saúde pública, levando os adolescentes a
situações de vulnerabilidade, como o aumento crescente de infecções sexualmente transmissíveis, como a aids e
gestações não planejadas. O desenvolvimento de tecnologias educacionais vem instrumentalizar intervenções de
educação em saúde com o propósito de cuidar e educar, possibilitando o empoderamento individual e coletivo para autogestão de saúde. Do exposto, o presente estudo se propõe avaliar o processo de construção e validação de uma tecnologia educacional com adolescentes escolares para promoção da iniciação sexual segura. Trata- se de um estudo metodológico do tipo elaboração e validação de tecnologias educacionais. O estudo será composto pelas etapas: Seleção do conteúdo da tecnologia educacional: Revisão de escopo e Grupo focal; Construção da tecnologia educacional e Validação da tecnologia: Conteúdo, Aparência e Semântica. A tecnologia educacional terá como aporte teórico à luz das Orientações técnicas internacionais de educação em sexualidade e a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, da enfermeira Americana Madeleine Leininger. Serão realizadas as validações de conteúdo e aparência por juízes/experts; e avaliação semântica pelo público-alvo. O questionário utilizado para a validação de conteúdo será o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, composto por dezoito perguntas com atribuição das notas 0 (discordo), 1 (concordo parcialmente) ou 2 (concordo totalmente). Os scores serão somados e submetidos ao cálculo do Coeficiente de Correlação Intraclasse. Para validação de aparência será utilizado o Instrumento de validação de aparência de tecnologia educacional em saúde, composto por doze perguntas, contendo cinco opções de resposta: 1=discordo totalmente, 2=discordo, 3=discordo parcialmente, 4=concordo e 5=concordo totalmente. Para cada questão, será calculado o Índice de Validade de Aparência baseado no método de estimação do Índice de Validade de Conteúdo, que levará em consideração como itens positivos marcados com pontuações 4 ou 5 pelos público-alvo. A avaliação semântica será realizada através de um questionário adaptado da versão traduzida para o Brasil do Suitability Assesmente of Materials, que avaliará o objetivo, organização, linguagem e motivação com o público-alvo. Este questionário é composto por 12 perguntas, contendo quatro opções de resposta: 4=totalmente adequado, 3=adequado; 2=parcialmente adequado e 1=inadequado. Será calculado o Índice de Concordância Semântica baseado no método do Coeficiente de Correlação Intraclasse. Para análise na consistência interna será calculado o Alpha de Cronbach com consideração de valoração mínima de 0,70. Espera-se, ao final desse estudo, o desenvolvimento de uma tecnologia educacional com adolescentes escolares, voltada à promoção da iniciação sexual segura, validada cientificamente visando minimizar a exposição a situações de vulnerabilidades em saúde, com repercussões ao longo do ciclo vital.

Externa à Instituição - ROSANGELA ANDRADE AUKAR DE CAMARGO - USP
Presidente - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externo à Instituição - WALDEMAR BRANDAO NETO - UPE
Interna - 3120056 - WESLLA KARLA ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA