Banca de DEFESA: MARIANA BOULITREAU SIQUEIRA CAMPOS BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA BOULITREAU SIQUEIRA CAMPOS BARROS
DATA : 15/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: GSUIT
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE EMPODERAMENTO JUVENIL PELA EDUCAÇÃO EM SAÚDE (EJEduS)


PALAVRAS-CHAVES:

Empoderamento. Adolescente. Educação em Saúde. Enfermagem.


PÁGINAS: 384
RESUMO:

O reconhecimento dos adolescentes sobre os determinantes sociais e contexto de vulnerabilidades em saúde implica no empoderamento que, por meio de práticas educativas fortalecem suas vozes para tomadas de decisão e mudanças de comportamentos em saúde individual e coletiva, um processo de libertação, humanização, e indignação frente às injustiças, um ato político e social. O engajamento dos profissionais da enfermagem no planejamento e implementação das estratégias educativas mediadas por abordagens de ensino participativas e problematizadoras fomenta mudanças de paradigmas. Para aferir estas práticas educativas em saúde voltadas para os adolescentes, há a necessidade de instrumentos com boas propriedades psicométricas que medem constructos de caráter emancipador, de enfrentamento das relações de opressão, e iniquidades das questões de saúde. O estudo tem o objetivo de analisar o processo de construção e validação da Escala de Empoderamento Juvenil pela Educação em Saúde (EJEduS) para mensuração do empoderamento de adolescentes ante as intervenções educativas em saúde. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem mista, sequencial quali-quantitativo realizado no período de junho de 2020 a novembro de 2022. O estudo optou pela construção de uma escala tipo Likert. Para a estruturação da base teórica da Escala, foram realizados Círculos de Cultura em
formato remoto com adolescentes de uma escola pública em Recife e de uma comunidade remanescente Quilombola em Passira. Método proposto por Paulo Freire, os círculos de Cultura foram desenvolvidos em oito etapas e os depoimentos foram analisados pela Teoria Fundamentada nos dados (TFD). A partir desta análise e de uma revisão da literatura, os itens e as dimensões da EJEduS foram elaboradas e submetidas à validação de conteúdo com juízes especialistas e o público-alvo. Foram calculados o Índice e Coeficiente de Validade de Conteúdo, e o Gwet AC2 para a concordância intraespecialistas. Após ajustes, foram realizadas ações de educação em saúde com adolescentes de Recife e Vitória de Santo Antão para a validação de constructo pela análise fatorial exploratória por estatísticas multivariadas de Kaiser-Meyer-Olkim (KMO), pelo Teste de Esfericidade de Bartllet, e pelos índices de ajuste: Root mean square error of approximation (RMSEA) e Comparative Fit Index (CFI). Por fim, a análise da confiabilidade da escala foi realizada pela consistência interna, e a reprodutibilidade, calculando o coeficiente alfa de Cronbach e a confiabilidade composta. Para aproximar as tecnologias do universo juvenil e minimizar as perdas de dados, o aplicativo “EJEduS Mobile” foi desenvolvido consoante a EJEduS, e validado quanto à usabilidade a partir da System Usability Scale, fundamentado pela Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2 de Venkatesh, Thong e Xu. A análise dos discursos dos adolescentes pelos círculos de cultura permitiu o desenvolvimento da Teoria substantiva sobre Práticas Educativas Comprometidas com o Empoderamento em Saúde e a construção dos itens da escala para a validação de conteúdo entre juízes especialistas com IVC/CVC de 0,93/0,92, 0,88/0,9, 0,93/0,93, e Gwet AC2 de 0,89, 0,84, 0,89, para os critérios de relevância, clareza e pertinência, respectivamente. E com os adolescentes um IVC/CVC de 0,91/0,91 e Gwet AC2 de 0,96. Para a validação de constructo, a EJEduS apresenta-se com dois fatores, com um KMO de 0,918, Bartlett de 4864,2 (p<0,001), RMSEA de 0,038, CFI de 0,994 e uma confiabilidade interna por um alpha de Cronbach de 0,925 e confiabilidade composta de 0,953 para o fator 1 (EMPODERAMENTO DE CLASSE SOCIAL) e de 0,929 para o fator 2 (EMPODERAMENTO INDIVIDUAL). Na análise da reprodutibilidade, a escala alcança um alpha de Cronbach de 0,919. O aplicativo “EJEduS Mobile” revela uma usabilidade de 92,3% como melhor alcançável. Ao construir e validar um instrumento de aferição para a qualidade das ações educacionais, e ao corresponder às demandas da saúde pública brasileira no desenvolvimento e/ou avaliação de estratégias e tecnologias para a resolubilidade dos cuidados primários à saúde, em primazia a educação em saúde, a EJEduS apresenta-se como uma ferramenta de medição do empoderamento juvenil em saúde ante uma intervenção educativa com boa validade de conteúdo e de constructo, por uma excelente concordância entre os especialistas e os adolescentes participantes, e uma forte estrutura interna, além de uma boa consistência interna e reprodutibilidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO JOSE DE ALMEIDA FILHO - UFRJ
Externa à Instituição - SILVANA PEIXOTO MARTINS - UMinho
Interno - 1175072 - EDNALDO CAVALCANTE DE ARAUJO
Interna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Presidente - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externa à Instituição - HELENA RAFAELA VIEIRA DO ROSÁRIO - UMinho
Interna - 2134540 - LUCIANA PEDROSA LEAL
Externa à Instituição - MAGALY BUSHATSKY - UPE
Externo à Instituição - WALDEMAR BRANDAO NETO - UPE
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 09:56
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