Banca de QUALIFICAÇÃO: CASIANA TERTULIANO CHALEGRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASIANA TERTULIANO CHALEGRE
DATA : 19/12/2022
LOCAL: PLATAFORMA MEET
TÍTULO:

ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DE ESCALA DE LETRAMENTO
EM SAÚDE MENTAL PARA ADOLESCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento em Saúde, Saúde Mental, Adolescentes, Psicometria, Escalas.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O Letramento em Saúde Mental pode ser compreendido como os conhecimentos e
atitudes relativos à saúde mental que irão contribuir no reconhecimento, gestão e
prevenção dos transtornos da mente. Começou a ser discutido na literatura por autores
australianos, a partir de 1997 e caracteriza-se em seis dimensões: capacidade para
identificar distúrbios específicos; saber como procurar informações em saúde mental;
conhecimento dos fatores e causas de risco; conhecimento sobre intervenções de auto
ajuda; conhecimento da ajuda profissional disponível; e atitudes que levem ao
reconhecimento e busca de ajuda adequada. A fase da adolescência é um período de
transição sensível para a saúde mental. Acrescenta-se a isso, as estimativas alarmantes
de alta prevalência de transtornos mentais nesse público, mundialmente. A literatura tem
apontado que adolescentes com baixos níveis de Letramento em Saúde Mental têm
prejuízos no desenvolvimento educacional e psicossocial, contribuindo para o aumento do
risco de adoecimento e de reincidência dos transtornos mentais. Dessa forma, aferir o
nível de Letramento em Saúde Mental nos adolescentes é importante para a construção
de intervenções apropriadas de promoção e educação em saúde mental, especialmente
no cenário da educação básica. No entanto, no Brasil não existe um instrumento
específico para avaliar o Letramento em Saúde Mental em adolescentes, justificando-se o
desenvolvimento do presente estudo que tem como objetivo realizar adaptação
transcultural e validação das escalas Mental Health Literacy Scale para avaliação do
Letramento em Saúde Mental de adolescentes escolares brasileiros. Trata-se de um
estudo metodológico, organizado em duas etapas, sendo a primeira dirigida ao processo
de adaptação transcultural com comitê de especialistas para avaliação das equivalências
semântica, experiencial e conceitual, seguidas pelo pré-teste e por fim a validação de
conteúdo das escalas com comitê de juízes e testes bioestatísticos específicos para
quantificar o nível de concordância entre estes avaliadores. Já a segunda fase será a
psicométrica, destinada aos testes de validação de construto e confiabilidade 

(estabilidade e consistência interna) das escalas. O local do estudo serão as Escolas de
Referência do Ensino Médio da Gerência Regional de Educação Recife Sul. O projeto terá
início após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de
Pernambuco, com respaldo na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de
Saúde/Ministério da Saúde, propiciando os princípios bioéticos da autonomia, não
maleficência, beneficência e justiça. A identidade dos participantes da pesquisa será
assegurada, assim como a assinatura nos devidos Termos de Consentimento Livre e
Esclarecido e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. Este estudo é inédito e
apresenta viabilidade técnica e exequibilidade, além de contribuir para o meio científico,
uma vez que as escalas validadas para uso no Brasil poderão ser utilizadas em pesquisas
longitudinais de avaliação do Letramento em Saúde Mental para esse público, além de
apoiar ensaios clínicos randomizados que visem comprovar a eficácia de intervenções
psicoeducacionais promotoras da saúde mental na educação básica. Considera-se que
um instrumento validado para uso no Brasil favorece a identificação e avaliação dessa
população, permitindo a prevenção do adoecimento mental e um tratamento precoce
oportuno.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMORIM GABRIEL SANTOS ROSA
Interna - 2781358 - CECILIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ FRAZAO
Externa à Instituição - FELICIALLE PEREIRA DA SILVA - UPE
Presidente - 4134429 - IRACEMA DA SILVA FRAZAO
Externa à Instituição - KATARINNE LIMA MORAES
Externa à Instituição - MARINA ARAUJO ROSAS
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 15:46
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