Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA NUNES COSTA LIMA ROSADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA NUNES COSTA LIMA ROSADO
DATA : 12/12/2022
LOCAL: PLATAFORMA MEET

Análise dos indicadores de qualidade e segurança do paciente na assistência obstétrica

segurança do paciente; obstetrícia; saúde materna; serviços de saúde materna.

A temática de segurança do paciente vem ganhando destaque na assistência obstétrica, considerando o
número elevado de pacientes envolvidos no cuidado. No mundo ocorrem aproximadamente 130 milhões de partos, destes, 303.000 (0,2%) sucedem em óbito materno. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, têm como meta reduzir a mortalidade materna em menos de 70 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos. Visando qualificar o cuidado e promover a melhoria da segurança do paciente a Organização Mundial de Saúde desenvolveu o Safe Childbirth Checklist (SCC). O monitoramento dos indicadores desenvolvidos com base nesse instrumento permite uma gestão de risco mais efetiva. Para fundamentar esta pesquisa, foi realizada uma revisão integrativa, no mês de agosto de 2022 nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Web of Science, Embase, CINAHL, para identificar os indicadores de qualidade do cuidado obstétrico com foco na segurança do paciente, a amostra final foi constituída por 16 artigos. Os principais resultados foram que O Safe Childbirth Checklist (SCC) foi apontado como uma ferramenta que auxilia na prevenção de incidentes, estimula a maior adesão as boas práticas, melhora a comunicação interprofissional e com o paciente. Além disso, os fatores que podem contribuir na melhoria da qualidade foram: reunião de equipe abordando temáticas como notificação de eventos adversos, a promoção de ações de educação permanente. E As possíveis causas que propiciam a ocorrência de incidentes, foram a comunicação inadequada, não seguimento das diretrizes práticas, cultura de punição do erro. Esta pesquisa tem como objetivo analisar os indicadores da qualidade na assistência obstétrica e segurança da paciente segundo a ocorrência de eventos adversos e adesão às boas práticas para o parto seguro de um hospital público de Recife-PE. Trata-se de um estudo observacional, transversal, descritivo e analítico, retrospectivo, com obtenção de dados secundários. Será realizada em um hospital universitário em Recife - PE administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A população do estudo será constituída pelos prontuários de mulheres que realizaram parto na instituição no período de junho de 2020 a junho de 2021. A seleção dos documentos ocorrerá através de amostragem sistemática probabilística. Serão analisados 30 prontuários a cada 15 dias, no período de 3 meses. O instrumento utilizado para coleta dos dados será a Lista de Verificação de Parto Seguro - Brasil (LVPS-BR) adaptado e validado para o contexto brasileiro (CARVALHO et al., 2018). As variáveis de interesse são indicadores simples e compostos de boas práticas e relacionados a ocorrência de eventos adversos, serão utilizados 20 indicadores no total. A análise dos dados será com base nos indicadores propostos por Saturno-Hernandéz (2015).Espera-se que o estudo possa contribuir com o diagnóstico dos indicadores da qualidade do cuidado da assistência obstétrica, buscando identificar os eventos adversos e as boas práticas. A partir disso, recomendar medidas de melhorias do cuidado para os profissionais de saúde e para as mulheres no ciclo gravido puerperal a partir da educação em saúde e da educação permanente.

Externo à Instituição - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA - UFRN
Externa ao Programa - 2460932 - ANA CATARINA TORRES DE LACERDA - nullPresidente - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
Interna - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 09:11