Banca de DEFESA: LETICIA MARIA DE MELO SARMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LETICIA MARIA DE MELO SARMENTO
DATA : 30/09/2022
HORA: 14:30
LOCAL: PLATAFORMA MEET
TÍTULO:

Fatores associados ao letramento em saúde de pacientes recuperados da covid 19


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento em saúde; Educação em saúde; Enfermagem; Infecções por Coronavírus; sobreviventes.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A Covid - 19 é uma doença infecto contagiosa que foi considerada uma pandemia pela
Organização mundial da saúde, em março de 2020. A disponibilização de tecnologias educacionais com a
temática da Covid - 19 foi uma das estratégias com objetivo de instrumentalizar as pessoas sobre como
evitar, contrair ou disseminar a doença. No entanto, a insuficiência de letramento em saúde em alguns
indivíduos pode ter prejudicado a compreensão das informações disponíveis nas tecnologias educacionais.
Para tanto, o enfermeiro deve analisar o nível de letramento em saúde, bem como características
demográficas e clínicas de um indivíduo para estabelecer informações sólidas e assim possuir artifícios
para implementar intervenções de educação em saúde voltadas para as reais necessidades da clientela.
Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi verificar os fatores associados ao letramento em saúde de
pessoas sobreviventes da Covid - 19. Trata-se de um estudo analítico, transversal e com abordagem
quantitativa, realizado com 22 pacientes que foram internados e tratados por Covid-19 num hospital
universitário do Nordeste no Brasil. A coleta de dados ocorreu no período de abril a junho de 2022 por
meio de dois instrumentos, um para caracterização de perfil sociodemográfico/clínico e a versão brasileira
do European Health Literacy Survey Questionnaire short short form. Os dados coletados foram
organizados em uma planilha no Microsoft Office Excel e analisados com o auxílio do pacote estatístico
R e Jasp versão 0.16.3. Foram utilizados o Teste Exato de Fisher, testes de correlação, teste t de Student, o
teste de Shapiro-Wilk. Para todos os testes, foi estabelecida a significância estatística de 5%. Os
participantes apresentaram, em média, 48,63 anos (±13,69), com variação de 21 a 76 anos. Quanto ao
grau de instrução, acima da metade (n=12; 54,5%) apresentou ensino médio. Observou-se igual proporção
de homens e mulheres (n=11; 50,0%). Com relação ao letramento em saúde dos participantes, o escore
final variou de 1,8 a 4,0, com média de 2,8 pontos (±0,58) e o mesmo percentual para os níveis
problemático e suficiente 40,9% (n=9). Observou-se diferença dos escores de letramento em saúde entre
pessoas com e sem ensino médio (p=0,036), de modo que pessoas que informaram esse nível de
escolaridade apresentaram escore médio de letramento maior (M=3,02) em comparação com aqueles que
não possuem esse nível de escolaridade (M=2,52). Além disso, a variável comorbidade também mostrou
correlação com o escore de letramento em saúde. Não houve associação entre as variáveis, mas
apresentou correlação com as variáveis comorbidade e escolaridade. A identificação de fatores associados
ao letramento em saúde pode fornecer subsídios para a implementação de estratégias de educação em
saúde voltadas para o aumento desse letramento e, por conseguinte, melhoria da qualidade de vida desses
sujeitos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - KATARINNE LIMA MORAES
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Interna - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS
Notícia cadastrada em: 20/09/2022 12:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08